Conheça as obras que marcaram a vida do nosso time de colaboradores

Se te perguntassem qual foi o melhor livro que você já leu e por quê, você saberia responder? Provocamos alguns colaboradores da JA Rio de Janeiro com essa pergunta e compilamos as respostas para apresentar algumas sugestões de leitura para você!

Tem livro para todos os gostos, viu? Boa leitura! Confira:

 

A Última Música, de Nicholas Sparks

Sugestão de Giovanna Paiva, estagiária de Projetos

O enredo gira em torno de Ronnie Miller, uma adolescente que está passando pelo divórcio de seus pais e é enviada, junto ao seu irmão, para passar o verão numa cidade litorânea com seu pai, com quem não tem uma boa relação. 

Novas experiências são vivenciadas por Ronnie durante esse tempo, incluindo uma nova paixão por um garoto local e o reaparecimento da música em sua vida, já que ela toca piano e havia desistido do hobbie. Nesse contexto alguns desafios são enfrentados por ela, mostrando o poder da esperança. 

Trata-se de uma obra emocionante que caminha bem entre o romance e o drama, abrangendo temas como família, amor, perdão, relacionamentos e a importância de seguir em frente.

 

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid

Sugestão de Beatriz Duarte, auxiliar de Projetos

Evelyn Hugo é uma famosa atriz de Hollywood que conta sobre sua vida em uma entrevista exclusiva para a jornalista Monique Grant. A reveladora conversa se aprofunda nos sete casamentos de Hugo, seu sucesso na carreira e as problemáticas de gênero e raça da indústria cinematográfica. 

Ao compartilhar sobre a sua vida, alguns segredos surgem, bem como a verdade que justifica algumas de suas escolhas. Em paralelo, Evelyn e Monique se aproximam e descobrem pontos em comum em suas vivências. 

A obra aborda questões como amor, sexualidade, identidade, relacionamentos e fama. Os personagens são complexos e envolventes e as tramas bem construídas, apresentando também questões importantes sobre a vida pessoal de pessoas públicas e a indústria do entretenimento. 

 

A cidade do Sol, de Khaled Housseini 

Sugestão de Eduardo Almeida, estagiário de Projetos

A história é narrada a partir da perspectiva de duas mulheres afegãs que têm suas vidas entrelaçadas em meio à guerra do Afeganistão, sob o regime do Talibã. 

Mariam é uma mulher que nasceu fora do casamento e enfrenta uma vida de rejeição e abandono. Criada em uma região isolada, ela foi forçada a casar com Rasheed após uma série de eventos trágicos. Laila, por sua vez, é uma jovem de Cabul vinda de uma família progressista, que enfrenta questões pessoais quando a guerra assola seus familiares. 

Os destinos se cruzam quando Laila se torna a segunda esposa de Rasheed e juntas elas precisam encontrar uma forma de sobreviver e se apoiar, se unindo pelo sofrimento e por laços inesperados. 

O livro oferece uma visão profunda e emocionante sobre a vida no Afeganistão e das lutas enfrentadas pelas pessoas frente a brutalidade e opressão nas guerras, Além disso, explora temas como a esperança em tempos de conflito, amor, relações familiares, sacrifício e a importância da amizade e da solidariedade.

 

Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak 

Sugestão de Aline Lima, analista de Projetos 

Ideias para adiar o fim do mundo é uma obra escrita por Ailton Krenak, um líder indígena e ativista brasileiro. A trama discute questões ambientais, sociais e culturais, propondo uma reflexão acerca das relações entre a humanidade e a natureza. 

No livro, fica evidente o distanciamento entre a sociedade ocidental e as conexões com a terra, em razão, sobretudo, do crescimento econômico acelerado e suas consequências negativas do ponto de vista ambiental. 

Assim sendo, de uma maneira poética e filosófica, Krenak sugere uma reformulação de pensamento e comportamento, de maneira que possamos olhar para o passado e cuidar do futuro, protegendo a diversidade cultural e biológica do planeta.

 

Quarto de Despejo: Diário de uma favelada, de Carolina

Maria de Jesus

Sugestão de Ludmilla Carvalho, estagiária de Projetos

O livro é uma narrativa autobiográfica de Carolina Maria de Jesus, com base nos diários da escritora registrados entre 1955 e 1960. 

“Quarto de Despejo” relata a dura realidade que a autora enfrentou vivendo em condições de extrema miséria na favela do Canindé, em São Paulo. Carolina consegue descrever com tamanha intensidade as condições precárias de moradia, fome, violência e discriminação racial. Na época ela trabalhava como catadora de papel para sustentar sozinha três filhos. 

A obra ressalta a realidade das favelas e da luta de pessoas em situação de vulnerabilidade social, sendo uma fonte poderosa para a história e literatura brasileira. A escrita de Carolina Maria de Jesus é direta e capaz de emocionar o público com seus fortes relatos sobre as camadas mais marginalizadas da sociedade brasileira.

 

Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

Sugestão de Gabriel Lima, estagiário de Marketing

Jogos Vorazes é uma distopia sobre uma nação chamada Panem, composta por uma rica capital e 12 distritos em situação de miséria. Os jogos são um evento anual onde um garoto e uma garota de cada distrito são selecionados para lutar até a morte em uma arena televisiva. Esses jogos foram instituídos pela Capital para punir e controlar o povo em razão de uma rebelião anterior. 

Ao longo dos livros acompanhamos a jornada de Katniss Everdeen, uma jovem do Distrito 12 que voluntariamente participa dos jogos, para poupar a sua irmã. 

Explorando temas como poder, opressão, resistência, mídia e as consequências da violência, a série se tornou um sucesso, recebendo posteriores adaptações para o cinema, reforçando reflexões sobre sociedade e natureza humana.

 

O Homem que Amava os Cachorros, de Leonardo Padura 

Sugestão de Maria Clara Wasserman, gestora de Projetos

A obra se constrói interligando a vida de três personagens. O primeiro é o próprio autor, escrevendo o livro dentro do livro. O segundo é um aspirante a escritor cubano. O terceiro, por sua vez, é um espanhol de origem comunista e agente secreto que se tornou conhecido por assassinar o revolucionário russo Leon Trotsky. 

O aspirante a escritor se depara com o homem que andava com cães. Este homem revela ser o espanhol de origem comunista, e passa a compartilhar com o recém conhecido sua história de vida e experiências políticas. Através dessas lembranças é possível revisitar momentos cruciais da história mundial. 

O romance é uma mescla entre fatos reais e ficção sobre questões políticas, sociais e ideológicas que marcaram o século XX. Trata-se de uma obra densa que, abordando questões como poder e revolução, incita reflexões sobre a história política desse período e as motivações por trás de seus acontecimentos marcantes.

 

Tudo é Rio, de Carla Madeira

Sugestão de Melissa Bello, estagiária de Marketing

O romance narra a história de Dalva e Venâncio, um casal que passa por uma grande transformação em sua vida depois que o marido ocasiona uma trágica perda familiar, em razão de seu ciúme obsessivo. Neste momento suas trajetórias encontram com a de Lucy, a prostituta mais desejada da cidade, dando origem a um completo triângulo amoroso. 

A analogia do rio se desvenda através da narrativa que flui sem interrupções, ora intensamente, ora de forma mais suave. No entanto, essa comparação também emerge através de elementos tangíveis como o suor, a saliva, o sangue, as lágrimas e o sêmen. 

Com uma narrativa madura, precisa e ao mesmo tempo delicada e poética, “Tudo é Rio” é sobre tudo aquilo que não podemos controlar.

 

O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne 

Sugestão de Estela Costa, jovem aprendiz de Marketing 

O Menino do Pijama Listrado é um romance de John Boyne que discute temas relacionados ao Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. A obra abrange questões como amizade, preconceito e as consequências devastadoras dessa época. 

O enredo gira em torno de Bruno, um alemão de 8 anos, filho de um oficial nazista que é transferido para um campo de concentração. Nesse contexto ele faz amizade com Shmuel, um menino judeu que vive do outro lado da cerca de arame farpado. A trama acompanha a evolução dessa amizade, enquanto Bruno passa a entender a seriedade da situação.

Mesmo que partindo do ponto de vista de uma criança, o livro alcança em profundidade a dor desse período. É uma obra emocionante e de grande impacto, servindo como ferramenta para discutir questões históricas e éticas entre os leitores.

 

Já conheciam algum desses livros? Contem para nós o que acharam das indicações e se algumas das obras despertou o interesse literário de vocês!