Direito de muitos, dever de todos e todas

A JA Rio de Janeiro acredita em uma educação mais acessível e inclusiva. Por isso, desenvolvemos um novo website que oferece mais conteúdo, segurança, utilidade e autonomia às pessoas com deficiência. A acessibilidade abrange inúmeras deficiências, como visual, auditiva, física, de fala, intelectual, de linguagem, de aprendizagem e neurológica. Também vale considerar as pessoas idosas, cujas habilidades estão em transformação, demandando também a inclusão digital.

Por isso, apresentamos alguns recursos e premissas desta versão 100% atualizada, lançada em agosto de 2022 – que, apesar de ainda não contemplar todos os recursos disponíveis para uma inclusão mais abrangente, avança mais um pouco em comparação à antiga versão.

A primeira grande mudança é o tamanho maior dos textos, com o intuito de facilitar a leitura e destacar nossa mensagem. No blog ainda é possível aumentar o tamanho do texto, clicando em uma das opções de “Tamanho do texto”, disponível na lateral direita dos artigos. Se desejar ler o texto com um fundo mais escuro, aumentando seu contraste, basta selecionar o trecho de sua preferência.

No topo e no rodapé encontram-se recursos importantes para uma melhor experiência: atalhos ao conteúdo principal via menu, campo de busca e link para a página de contato. Além disso, utilizamos duas funcionalidades inclusivas:

VLibras Widget
Recurso de código aberto com tradução automática de Português Brasileiro para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), permitindo que usuários surdos consumam nosso conteúdo. Para usar, clique no ícone azul das mãos flutuando localizado na lateral direita do nosso site.

Audima
Ferramenta de inteligência artificial que converte textos em áudio, permitindo que nosso conteúdo seja ouvido por pessoas cegas, com baixa visão ou qualquer outra deficiência relacionada à visão. Está presente no topo das páginas internas do site, como esta aqui, acima do título.

Também é possível navegar usando o teclado, por meio dos seguintes comandos:

1) pg up (9), salta diretamente para o início do conteúdo principal da página

2) pg dn (3), salta diretamente para o início do menu principal

Os atalhos acima funcionam somente no Internet Explorer e no Chrome. No Firefox, deve-se teclar simultaneamente Alt + Shift + número correspondente. No Opera, a combinação de teclas é Shift + Escape + número correspondente.

Para ajustar o tamanho das fontes, use esses comandos no teclado de qualquer navegador:

1) Ctrl + “+” (adição), aumenta o zoom na tela, ampliando as fontes e imagens;

2) Ctrl + “-” (subtração), diminui o zoom na tela, reduzindo as fontes e imagens;

3) Ctrl + 0, volta ao tamanho padrão de 100% das fontes e imagens;

Vale ressaltar que buscar a acessibilidade não é um mérito da JA Rio de Janeiro. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, n° 13.146, de 6 de julho de 2015, diz que “é obrigatória a acessibilidade nos sítios de internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente”.

Por sermos uma organização do terceiro setor, que contribui com a transformação social, compreendemos tal direito das pessoas com deficiência como um dever ainda maior. E como a acessibilidade é uma atividade contínua, oferecemos uma área exclusiva para contato (clique aqui), por meio do qual você pode compartilhar a sua experiência em nosso site. Também aceitamos doações e serviço voluntário com o objetivo de avançarmos neste desafio. Caso encontre alguma dificuldade e queira sugerir alguma melhoria, envie-nos uma mensagem que responderemos em breve.

Um abraço!

Fale com a gente

(21) 2292-5016

Av. Almirante Barroso, 81
35º andar, Sala 35B101
Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP 20031-004

contato@jarj.org.br

Nossa Newsletter

Cadastre-se para receber:

    * Ao enviar, concordo com a Política de Privacidade da JA Rio de Janeiro.

    Siga-nos

    JA Rio de Janeiro © 2024 – Todos os direitos reservados.

    JA Rio de Janeiro © 2024
    Todos os direitos reservados.

    Translate »