Na quarta-feira, 06 de março de 2024, a Biblioteca Parque Estadual, localizada no Centro do Rio de Janeiro, foi palco do emocionante lançamento da edição de 2024 do Projeto Trilha Empreendedora. Uma iniciativa da JA Rio de Janeiro, realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), o evento reuniu mais de 160 educadores, entre professores e gestores, de aproximadamente 150 escolas da rede estadual de educação.

O coordenador de projetos, Michel Mesquita, e a gestora de projetos educacionais, Gisele Avena, foram os responsáveis por apresentar detalhadamente a proposta do projeto, que terá início em maio e será implementado em 148 escolas da rede estadual de educação distribuídas em 43 municípios fluminenses.

Vivian Barros, coordenadora de avaliação de gestão e formação da superintendência de desenvolvimento de pessoas da Seeduc-RJ, destacou a importância da institucionalização do programa. Desde seu início em 2017, a Trilha Empreendedora expandiu significativamente, passando de 12 para 148 escolas participantes. Vivian ressalta que a institucionalização garante a continuidade do projeto, independentemente de transições governamentais, permitindo que mais alunos e professores tenham acesso aos benefícios oferecidos.

“A Trilha nos trouxe a oportunidade de institucionalizar o projeto, independente de transição de governo, garantindo que teremos continuidade, além de capilarizar e ampliar seu impacto. Começamos com 12 escolas e, hoje, atingimos a marca de 148. E isso permite que cada vez mais alunos e professores tenham mais acesso. Outro ponto importante foi que ela começou com um desejo muito grande, tanto da JA quanto da Seeduc-RJ, de somar forças para seguir em frente com o propósito de formar alunos com uma educação inclusiva. E que eles pudessem ter condições mínimas de empreender e fazer novas escolhas”, comemora.

A coordenadora ressalta ainda o impacto positivo não apenas para os alunos e professores, mas também para os gestores envolvidos, que têm a oportunidade de crescer com o programa, que é constantemente reavaliado e adaptado.

Aprender fazendo

 

A Trilha Empreendedora, apoiada por empresas parceiras e associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), adota a metodologia “aprender fazendo”. Essa abordagem promove o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, combatendo a evasão escolar e preparando os jovens para o mercado de trabalho. Os estudantes participantes têm a oportunidade de aprender de forma prática sobre empreendedorismo, educação financeira, preparação para o mercado de trabalho, sustentabilidade, economia, cidadania, ética, entre outros temas.

“Ao longo das três séries do Ensino Médio, os estudantes participantes têm a oportunidade de passar por diferentes experiências de aprendizagem que vão desde os conteúdos e atividades trabalhados em sala de aula até o contato com mentores voluntários de grandes empresas”, explica o coordenador de Projetos da JA Rio de Janeiro, Michel Mesquita.

Dados robustos de impacto na rede estadual de ensino

 

De 2017 a 2023, o projeto Trilha Empreendedora impactou mais de 46 mil jovens em 36 dos 92 municípios fluminenses. Somente no ano passado, 122 escolas públicas participaram da iniciativa, mobilizando 334 participações voluntárias de empresas apoiadoras.

Renata Guimarães, diretora-executiva da JA Rio de Janeiro, destaca a missão de ampliar ainda mais a atuação do projeto em 2024, contribuindo para combater a evasão escolar, preparar os jovens para o mercado de trabalho e promover o empreendedorismo.

“Queremos contribuir cada vez mais para o combate à evasão escolar e com a preparação dos jovens para o mercado de trabalho. A Trilha Empreendedora prevê a aplicação de uma sequência de 10 dos cerca de 30 programas da Junior Achievement (JA) dentro do currículo do Ensino Médio de escolas da rede pública estadual. Este ano, a previsão é alcançar cerca de 150 escolas em 40 municípios fluminenses, impactando de forma positiva a vida de aproximadamente 9 mil estudantes da rede estadual”, diz Renata Guimarães.

Sobre a JA Rio de Janeiro

 

Fundada em 1999, a JA Rio de Janeiro é membro da JA Brasil e faz parte da rede global Junior Achievement, uma das dez organizações de bem social mais impactantes do mundo, segundo a thedotgood, e indicada ao Prêmio Nobel da Paz durante três anos consecutivos. Há 25 anos ajudando a transformar vidas, a JA Rio de Janeiro é também uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2023 e a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade. Com a participação de mais de 17 mil pessoas voluntárias, já proporcionou mais de 500 mil experiências educacionais a adolescentes, jovens, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em vulnerabilidade.

Com apoio financeiro da iniciativa privada e pessoas doadoras, a organização realiza ações, programas e projetos em parceria com as secretarias de Educação, profissionais do setor e instituições de ensino, inspirando e preparando jovens para o sucesso em uma economia global.

Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br