Quando se trata de conseguir aquela vaga dos sonhos, seu currículo é frequentemente o primeiro ponto de contato entre você e o empregador. Por isso, é importante que seu currículo destaque suas habilidades, experiências e realizações de forma clara e concisa. Aqui estão cinco dicas essenciais para te ajudar a montar um currículo de sucesso.

1. Personalize 

Ao invés de enviar o mesmo currículo genérico para todas as vagas, personalize-o para cada posição específica que você estiver se candidatando. Destaque as habilidades e experiências relevantes que correspondam aos requisitos do trabalho anunciado. Isso mostra ao empregador que você dedicou tempo para entender a função e como suas habilidades se encaixam nela.

2. Destaque suas conquistas

Em vez de simplesmente listar suas responsabilidades anteriores, destaque suas realizações. Isso pode incluir metas que você alcançou, prêmios que recebeu, projetos de destaque em que trabalhou ou qualquer outra contribuição tangível que você fez em seus empregos anteriores. Os empregadores estão interessados em saber como você pode agregar valor à empresa.

3. Seja breve

Um currículo eficaz geralmente não deve ultrapassar uma página (a menos que você tenha uma extensa experiência profissional). Seja direto ao ponto, usando frases curtas e bulleted lists para descrever suas habilidades e realizações. Evite informações desnecessárias ou informações irrelevantes que possam sobrecarregar o documento.

4. Foque em habilidades

Se você estiver mudando de carreira ou se candidatando a uma posição em uma indústria diferente, destaque suas habilidades transferíveis. Identifique as habilidades que são relevantes para o novo campo e demonstre como você as adquiriu e aplicou em experiências anteriores. Isso mostra ao empregador sua adaptabilidade e capacidade de aprender rapidamente.

5. Revise e atualize regularmente

Nunca envie um currículo sem revisá-lo cuidadosamente em busca de erros gramaticais, de digitação ou de formatação. Peça a amigos, familiares ou profissionais de recursos humanos para revisarem também. Além disso, lembre-se de atualizar regularmente seu currículo à medida que você adquire novas habilidades, experiências ou certificações. Manter seu currículo atualizado economizará tempo quando surgir uma oportunidade de emprego.

Montar um currículo requer tempo, esforço e atenção aos detalhes. Ao seguir estas cinco dicas, você estará no caminho certo para criar um currículo que chame a atenção dos empregadores e o ajude a alcançar seus objetivos profissionais.