Se você está prestes a embarcar na emocionante jornada do empreendedorismo, é fundamental contar com ferramentas estratégicas para impulsionar o seu negócio. Felizmente, existem diversas opções gratuitas disponíveis que podem ajudar a simplificar tarefas, melhorar a produtividade e impulsionar o crescimento da sua empresa. E o melhor: sem aumentar o seu custo!

Conheça sete sugestões de ferramentas gratuitas para pessoas que estão começando a empreender:

1.Trello

Essa é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, ideal para organizar tarefas, acompanhar o progresso e colaborar com a equipe de forma eficiente. A estrutura básica da plataforma compõe quadros, listas e cartões que ajudam na estruturação e acompanhamento de atividades.

2. Canva

Essa é uma plataforma de design gráfico intuitiva e fácil de usar. É uma ótima maneira de criar imagens atraentes para suas redes sociais, apresentações, materiais de marketing, animações etc.. Nela você encontra modelos já prontos, elementos gráficos, opção de colaboração em tempo real, inteligência artificial e muito mais.

3. CapCut

Esse é um aplicativo de edição de vídeo para smartphones que oferece recursos como edição, adição de efeitos, trilha sonora, texto e controle de velocidade. Você pode criar vídeos personalizados e exportá-los em alta qualidade para compartilhar em redes sociais. 

4. Mailchimp

Seu negócio vai crescer ainda mais com essa plataforma de automação de e-mail marketing. Com ela é possível enviar campanhas de e-mail eficazes e manter contato regular com os clientes, além de contar com funcionalidades como relatórios de desempenho, formulários de inscrição e segmentação de público.

5. Wave

Esse é um software de contabilidade completo para pequenas empresas e colabora no gerenciamento das finanças, emissão de faturas e acompanhamento de despesas de maneira fácil e eficiente. É uma boa alternativa para quem não tem familiaridade com o universo financeiro.

6. WhatsApp Business

Essa é uma versão do WhatsApp feita para pequenas empresas e oferece recursos como perfil comercial, respostas rápidas, etiquetas e estatísticas de mensagens para aprimorar a comunicação com os clientes. Essas ferramentas permitem que o seu negócio gerencie eficientemente suas interações e forneça informações úteis.

7. Google Meu Negócio

Essa é uma plataforma do Google que permite às empresas gerenciarem suas informações online, como horário de funcionamento, localização e avaliações, ideal para aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa e facilitar a descoberta por potenciais clientes.

Essas ferramentas gratuitas são valiosas aliadas para empreendedores e empreendedoras que buscam eficiência e sucesso nos primeiros passos de suas jornadas.

Ao incorporar essas soluções em suas atividades diárias, prepare-se para enfrentar os desafios do empreendedorismo de maneira mais estratégica e organizada.

Boa sorte em sua jornada empreendedora!