Relembre os principais acontecimentos do ano envolvendo a nossa organização

O ano de 2023 está terminando! Mais um ciclo que se encerra com sentimento de dever cumprido, repleto de experiências, conquistas compartilhadas e vidas transformadas.

Por isso, nada melhor do que aproveitar os últimos dias do ano para relembrar e celebrar nossas principais realizações nos últimos 12 meses. Confira:

Programas & Projetos

Super Futuro

O Super Futuro foi um dos principais projetos realizados em 2023, com destaque a Feira de Profissões do Futuro, realizado em novembro com foco em carreiras em alto crescimento, com representantes de diferentes áreas do mercado de trabalho.

Petrópolis Innovation

Realizada em parceria com a SOS Serra, a final do Petrópolis Innovation aconteceu no Palácio de Cristal e premiou a equipe “Renova Lixo” na final com uma viagem ao maior fórum de empreendedorismo jovem do país, o Findinexa Brasil 2023, no Piauí.

Projeto VIA

Realizado pela TotalEnergies em parceria com a JA em diferentes estados brasileiros, o projeto contou com a participação de mais de 4 mil alunos e alunas.

Desafio TACK 

No final de novembro realizamos, em parceria com a ID Cultural, a final da 6ª edição do Desafio TACK, que este ano alcançou todas as regiões do país.

Empresário Sombra

A JA Rio de Janeiro e a Petrobras realizaram mais uma edição do programa Empresário Sombra, com 20 estudantes do CIEP 199 Charles Chaplin, na Baixada Fluminense.

Miniempresa

A JA Rio de Janeiro e a Gerdau realizaram, no início de agosto, a Assembleia de Encerramento da última edição do programa Miniempresa.

Eventos

Dia D Voluntariar

O Dia D Voluntariar 2023 aconteceu no Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, em Copacabana, e reuniu 500 estudantes do Ensino Médio e 35 pessoas voluntárias – entre elas, o humorista Fábio Porchat, que falou sobre vida e carreira com os adolescentes.

Smart Summit 2023

A JA Rio de Janeiro realizou o Painel ESG durante o Smart Summit 2023, evento com foco em finanças e negócios realizado pela InvestSmart XP.

Conecta JA

O1 Encontro de Voluntáriosda JA Rio de Janeiro aconteceu em março no Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) com mais de 100 pessoas voluntárias de diferentes empresas como uma forma de intercâmbio entre profissionais do mercado.

Feira de Profissões da Trilha Empreendedora

A Feira de Profissões foi um evento on-line e gratuito durou 03 dias, reuniu mais de 30 profissões e conectou os participantes com profissionais de diversas áreas do mercado de trabalho. Contamos com 92 pessoas voluntárias e 393 participantes.

Premiações & Reconhecimentos

#1 Nobel da Paz 

A Worldwide foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo segundo ano consecutivo.

#2 TOP 10 Global

Pelo quinto ano consecutivo, a JA Worldwide está entre as dez ONGs mais impactantes do mundo, segundo a thedotgood. A organização ocupa o 5º lugar no ranking, subindo uma posição em relação ao ano anterior.

#3 TOP 10 RD Station 

A JA Rio de Janeiro está no TOP 10 do Prêmio Limitless RD Station 2023, um dos mais importantes da área de Marketing e foi a única ONG brasileira a concorrer na categoria “Melhor Case de Tranformação Digital”.

GLC Awards
A JA Rio de Janeiro venceu a categoria JA Brand Amplification Award no GLC Awards 2023, realizado em Bangkok, na Tailândia. A premiação é a mais importante na rede global Junior Achievement e reconhece iniciativas que contribuam com a missão da JA.

Somos GPTW 
A JA Rio de Janeiro conquistou o selo Great Place to Work em 2023, reconhecimento que reafirma o compromisso com um ambiente de trabalho cada vez melhor.

Melhores ONGs 2023
Em setembro, a JA Rio de Janeiro entrou na lista das 100 Melhores ONGs de 2023 e recebeu o reconhecimento de Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo.

Prêmio CMVC
A Trilha Empreendedora ficou em 2º lugar no Prêmio CMVC: Conexões que Inspiram 2023, do Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo, por meio da Vibra Energia.

Eventos ao vivo

Bombando no currículo
O webinar “Bombando no Currículo e na Entrevista” foi um evento on-line, ao vivo e 100% gratuito com a participação da especialista Mariana Reis.

Projeto de Vida
Em agosto aconteceu a Aula Magna Inspiração e Projeto de Vida, com a atriz Cintia Rosa, compartilhando dicas valiosas para construir uma carreira de sucesso.

Cultura e Inovação Inclusiva
A Aula Magna Cultura e Inovação Inclusiva aconteceu em setembro e conversou sobre o Desafio Tack que acontece desde 2018, falando sobre inovação, cultura e inclusão.

Marketing e Social Media

A Aula Magna da Trilha Empreendedora trouxe um bate papo sobre Marketing e Mídias Sociais, com Pedro Gomes, e conversou sobre o ramo que não para de crescer no atual mundo do trabalho e que desperta muito interesse entre os jovens.

Como entrar e se manter na universidade

O evento online e gratuito #EuNaFacul teve como objetivo conversar sobre como entrar e se manter na faculdade dos sonhos e tirou todas as dúvidas sobre ENEM, Sisu, Fies, Prouni, programas de acesso estudantil, auxílios e bolsas oferecidas pelas melhores universidades do Rio de Janeiro.

Aconteceu

FIE México

O FIE México é um dos maiores fóruns de empreendedorismo do mundo e reúne jovens brillantes do mundo todo. Nosso ex-aluno Lucas Manso representou o Brasil na experiência, contribuindo para um mundo de possibilidades.

Findinexa 2023

O maior fórum de empreendedorismo jovem da América Latina aconteceu no Piauí e contou com 12 estudantes que vivenciaram esa experiência.

Feira do Empreendedor

O maior evento de empreendedorismo do Brasil aconteceu em novembro e a JA Rio de Janeiro marcou presença no estande da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) e apresentou projetos educacionais e a versão off-line do Game Vuca.

Chegamos ao TikTok

A JA Rio de Janeiro chegou ao TikTok! Confira aqui

Na Mídia

JA no Jornal Nacional

Nosso ex-aluno Lucas Manso participou de uma reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, em uma matéria sobre a Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IGBE, que mostrou a melhoria na qualidade de vida da população brasileira entre 2008 e 2018.

Desafios da educação

A JA Rio de Janeiro ganhou destaque na reportagem da TV Aparecida sobre os desafios e as perspectivas do Brasil em 2023 falando sobre a relação aos impactos positivos que proporciona na formação de adolescentes e jovens.

Trilha Empreendedora

Em entrevista ao programa “Papo Reto”, da Rádio Roquette Pinto, a diretora-executiva da JA Rio de Janeiro, Renata Guimarães, fala sobre o projeto Trilha Empreendedora, presente em 122 escolas estaduais fluminense.

Pelo combate à evasão escolar

Fomos destaque na reportagem do Meia Hora a sobre o combate à evasão escolar.

Dia do Empreendedorismo Feminino

A personal chef Raquel Costa, aluna do programa “Mulheres Empreendedoras”, ganhou destaque no Canal Empreender, do Uol, e contou sua história no empreendedorismo.

Mais lidas no blog

#1 Jogos on-line gratuitos ensinam sobre vida e finanças pessoais

#2 LuzIA: o que é e como usar o ChatGPT para WhatsApp e Telegram

#3 4 dicas para enriquecer o currículo na busca pelo primeiro emprego

#4 ChatGPT: pontos positivos e negativos

#5 Melhores livros para ler em 2023
 
Replay

O humorista Fábio Porchat fez uma publicação em parceria com as redes sociais da JA Rio de Janeiro para relembrar o Dia D Voluntariar e comemorar o Dia do Internacional do Voluntariado.

Que venha 2024 com mais e mais realizações e futuros impulsionados!