Um programa que potencializa a visibilidade de histórias de sucesso e os sonhos de 38 mulheres cariocas pode traduzir o “Mulheres Empreendedoras”, iniciativa realizada pela ONG JA Rio de Janeiro, em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. E no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado neste domingo (19/11), o projeto, promovido em parceria com a Gerdau, ganha um significado ainda mais especial. Gratuita e voltada ao público feminino acima de 16 anos, a iniciativa apoia e empodera mulheres que já tenham um negócio funcionando, a ideia de um futuro negócio ou se interessem por empreendedorismo e queiram aprender mais sobre esse universo.

O programa acompanha uma tendência ascendente no país. O número de mulheres empreendedoras vem crescendo no Brasil, alcançando uma marca histórica. É o que revela um levantamento realizado pelo Sebrae, produzido com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo, no terceiro trimestre de 2022, havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, mais de 34% dos empreendedores. E, no Rio de Janeiro, a proporção é ainda maior:  as mulheres representam 38% do total.

Em setembro, a última edição do Mulheres Empreendedoras foi realizada de forma presencial, na FAETEC Santa Cruz, com 38 mulheres e apoio de cinco pessoas voluntárias, que contribuíram com o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes. E uma história chamou a atenção: a da personal chef Raquel Costa, de 39 anos. Ela conheceu a ação por meio de uma amiga, que já havia feito a inscrição e a motivou a se inscrever.

Raquel conta que o “Mulheres Empreendedoras” trouxe outra perspectiva para sua carreira, que, até então, estava num contexto de desmotivação:

“Participar do projeto trouxe esperança à minha vida profissional. Estava em uma fase ruim, desanimada e cansada, sem ter como avançar em minha área, a de personal chef. E estava paralisada, com o Instagram parado, sem ideias para crescer. Precisava de algo para me motivar e reacender uma chama que havia sido apagada, a chamada autoconfiança. Foi uma oportunidade única na vida de uma empreendedora que, às vezes, luta sozinha para crescer. Uma oportunidade de crescimento, muitas trocas e para encontrar motivação e conhecimento. Conheci pessoas que realmente estão capacitadas e disponíveis para derramar amor e conhecimento”, comemora a participante. 

Virada de chave de dentro para fora

A personal chef faz questão de destacar que, antes da motivação profissional, o programa proporcionou uma mudança interior: “Primeiro, a melhoria foi interna, pois me trouxe confiança para enfrentar a vida de uma empreendedora, além de ferramentas que desenvolvo por meio de todo o conhecimento adquirido. Colho frutos dessa participação até hoje. Aumentei o número de clientes e, atualmente, faço parte de um conceituado buffet, aqui no Rio de Janeiro. E ainda me projetei mais para atender a clientes de alto padrão”, garante.

O impacto também foi sentido na vida pessoal. Raquel fez amizades para além da iniciativa, e que também a impulsionaram na retomada da carreira, ainda mais forte e confiante:

“Na vida pessoal, mudou meus relacionamentos, me apresentou a novas pessoas. Conheci a Michele, o Eduardo, o Lucas, da JA Rio de Janeiro, e todas as mulheres maravilhosas da Gerdau. Essas pessoas me mostraram como podemos ser generosos e ajudar aos outros, mesmo sendo cada uma de área diferente. Também fiquei muito próxima de algumas pessoas, o que fortaleceu em mim uma verdade: que pessoas ajudam outras pessoas, mulheres podem cooperar entre si e que a vida não é uma competição”, compartilha Raquel.

Incentivo a outras mulheres

A personal chef recomenda que mulheres com espírito empreendedor não deixem de participar, pois, para ela, a experiência foi, de fato, transformadora:

“Aconselho todas que puderem: participem do Mulheres Empreendedoras. Mesmo com toda a dificuldade enfrentada ou desânimo que sentimos às vezes, recomendo que se joguem nessa experiência e contem com esse conhecimento, que vai transformar sua vida. Só sei que as pessoas que se disponibilizaram no projeto têm uma missão: nos fazer crescer e avançar! Se quiserem dar uma guinada, se inscrevam! E mudem tudo, como aconteceu comigo”, incentiva Raquel.

Para Michele França, coordenadora de Projetos na JA Rio de Janeiro, que está à frente da iniciativa, o sucesso do programa na vida das participantes decorre de uma caraterística: a multiplicidade de objetivos, que engloba o desenvolvimento das esferas profissional, pessoal, afetiva e familiar, funcionando como instrumentos de renovação:

“O programa visa mostrar para a mulher que o lugar dela é onde ela quiser, além de potencializar sonhos e saberes dessas mulheres e impactar não somente ela, mas sua família que, em alguns casos, depende apenas dela para sobreviver. É um programa que toca em muitas vertentes e gera diversos benefícios para a sociedade”, finaliza Michele.

Para mais informações, cursos, games, e-books e outros conteúdos gratuitos, acesse: https://jarj.org.br/conteudos