A JA Rio de Janeiro ingressou na lista do Prêmio Melhores ONGs 2023, que destaca as 100 melhores organizações brasileiras do terceiro setor. A premiação anual, que está na sétima edição, reconhece as melhores organizações não-governamentais por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento, funcionando, também, como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação. É a primeira vez que uma regional brasileira da Junior Achievement (JA) recebe o reconhecimento.

“Essa conquista é fruto de um trabalho intenso de gestão e governança, que tem sido intensificado nos últimos quatro anos. Agradeço demais a todas as pessoas que, nesses quase  25 anos de história, já contribuíram, de alguma maneira, com a nossa causa, como doadores, jovens, voluntários, conselheiros, empresas patrocinadores e, principalmente, aos nossos colaboradores”, celebra Renata Guimarães, diretora-executiva da JA Rio de Janeiro.

 

projeto-ja-rio-de-janeiro

Desde 1999, a JA Rio de Janeiro, membro da JA Brasil e da rede global JA Worldwide, atua em todo o estado do Rio de Janeiro, com a missão de despertar o espírito empreendedor de adolescentes, jovens e pessoas em vulnerabilidade social por meio de conteúdos, ações, programas e experiências educacionais realizados em parceria com empresas, secretarias de Educação e instituições de ensino do Estado e de municípios.

Na lista, que já está disponível no site premiomelhores.org, é possível conhecer os nomes das outras organizações. A premiação é realizada pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e pelo Instituto Doar, com o patrocínio da Ambev VOA e apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil.

“O Melhores ONGs reconhece as organizações empenhadas em fazer o bem de todas as formas, para todos os públicos, em todas as causas. Quando você ouve a palavra ‘ONG’, já entende que tem ali um grupo de pessoas que criou alguma associação sem fins lucrativos para o bem comum.”, completa Alexandre Mansur, diretor de projetos do IOMQQ.

A JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Desde 1919, dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo”, tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre educação financeira, mercado de trabalho e empreendedorismo para adolescentes e jovens da América Latina. Em 2023, foi reconhecida pelo quinto ano consecutivo como a 5ª ONG mais influente do mundo, pela thedotgood. 

Presente em mais de 100 países, a JA está há quase quatro décadas no Brasil impactando 5,7 milhões de jovens com o apoio de mais de 200 mil voluntários. No Rio de Janeiro desde 1999, a JA atua com a missão de despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas e experiências educacionais. O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, realizados em parceria com as secretarias de Educação e instituições de ensino do Estado e de municípios. Além disso, conta com a participação de pessoas doadoras, educadoras, voluntárias e gestoras, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando adolescentes, jovens e pessoas socialmente vulneráveis para a vida, em todas as suas dimensões.