Instituição integra também lista das 100 Melhores ONGs de 2023; premiação destaca as melhores organizações do terceiro setor por boas práticas em quesitos como governança, transparência e comunicação

JA Rio de Janeiro acaba de ser eleita a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade 2023 do país pelo Prêmio Melhores ONGs 2023, que destaca as 100 melhores organizações brasileiras do terceiro setor. Na sétima edição, a premiação anual reconhece as melhores organizações não-governamentais por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento, funcionando como um guia do segmento para orientar doações e parcerias.

A honraria também incentiva boas práticas, contribuindo ainda para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação. É a primeira vez que uma regional brasileira da Junior Achievement (JA) recebe o reconhecimento.

“Estar entre as 100 melhores é um reconhecimento sem igual, que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. E isso é mérito de toda a equipe e da diretora Renata Guimarães, que acreditou demais nesse reconhecimento, que entra para a história da JA no Brasil. O time que está aqui deixa um legado muito verdadeiro e palpável para a sociedade. Estou muito orgulhosa de fazer parte dessa equipe, dessa qualificação e desse reconhecimento. Parabéns a todos nós, estou muito feliz”, comemora a presidente da JA Rio de Janeiro, Graziella Castilho.

“Essa conquista é fruto de um trabalho intenso de gestão e governança, que tem sido intensificado nos últimos quatro anos. Agradeço demais a todas as pessoas que, nesses quase 25 anos de história, contribuíram com a nossa causa, como doadores, jovens, voluntários, conselheiros, empresas patrocinadoras e, principalmente, aos nossos colaboradores”, celebra Renata Guimarães, diretora-executiva da organização.

Atuação em todo o estado do Rio

 Desde 1999, a JA Rio de Janeiro, membro da JA Brasil e da rede global JA Worldwide, atua em todo o estado do Rio de Janeiro, com a missão de despertar o espírito empreendedor de adolescentes, jovens e pessoas em vulnerabilidade social por meio de conteúdos, ações, programas e experiências educacionais realizados em parceria com empresas, secretarias de Educação e instituições de ensino do Estado e de municípios.

 Além disso, conta também com a participação de pessoas doadoras, educadoras e voluntárias, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando pessoas para o sucesso em uma economia global.

 Premiação por categorias 

Na lista, já disponível no site premiomelhores.org, é possível conhecer os nomes das 100 organizações. A premiação é realizada pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e pelo Instituto Doar, com o patrocínio da Ambev VOA e apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil.

Os destaques nas categorias especiais foram conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, realizada no início de dezembro. Além das 100 melhores, foram premiadas as melhores ONGs por estado, causa (como a segunda premiação da JA Rio de Janeiro), as dez melhores de pequeno porte, a melhor entre elas e a Melhor ONG do ano.

“O Melhores ONGs reconhece as organizações empenhadas em fazer o bem de todas as formas, para todos os públicos, em todas as causas. Quando você ouve a palavra ‘ONG’, já entende que tem ali um grupo de pessoas que criou alguma associação sem fins lucrativos para o bem comum. Isso é a beleza da sociedade trabalhando para resolver os problemas”, completa Alexandre Mansur, diretor de projetos do IOMQQ.