Temos o orgulho de anunciar que a JA Worldwide foi nomeada para o Prêmio Nobel da Paz de 2024, a nossa terceira nomeação em três anos. A JA Rio de Janeiro faz parte da rede JA Brasil, membro da JA Worldwide.

As nomeações para o Prêmio Nobel da Paz podem ser recebidas de chefes de estado, de determinados funcionários eleitos e membros de gabinete, professores universitários em áreas selecionadas, nomeados anteriormente com o Nobel e de outros indivíduos notáveis, conforme estabelecido pelo Comitê de Nomeação do Nobel.

Vários nomeadores elegíveis entraram em contato com a JA Worldwide sobre a nossa nomeação e, embora a identidade de cada nomeado permaneça oficialmente anônima durante 50 anos, ficamos entusiasmados por termos recebido provas de que fomos nomeados este ano.

Fundada há 105 anos, a JA é uma das maiores ONGs do mundo que atende jovens, proporcionando no último ano mais de 17 milhões de experiências de aprendizagem sobre empreendedorismo e o mercado de trabalho. Operando em mais de 100 países, a JA ensina os jovens a desenvolverem o conjunto de habilidades e a mentalidade para criarem negócios, encontrarem empregos significativos e construírem cidades e comunidades saudáveis. Como resultado do que aprendem por meio da JA, o resultado é o desenvolvimento de ambições que vão além da sua própria realidade econômica, compreendendo que o empreendedorismo não é apenas um meio para o bem-estar financeiro para si e para as suas famílias, mas também um veículo para promover a estabilidade social e sociedades inclusivas. Alunos e ex-alunos da JA criam e lideram empresas que oferecem produtos e serviços que atendem às necessidades do consumidor; permitindo que um ecossistema de funcionários, parceiros e fornecedores prospere; e também transformando fundamentalmente o mundo, ou pelo menos o seu pequeno cantinho.

Começando com a nossa segunda nomeação em 2023 e continuando até hoje, as equipes da JA em todo o globo começaram a trabalhar em prol de um objetivo coletivo: cumprir a promessa da visão de Alfred Nobel. Estas nomeações estão nos atingindo, forçando-nos a perguntar: “O que é que a JA está fazendo a nível global para capacitar os jovens a construírem uma sociedade mais pacífica?” Durante mais de um século, a JA tem operado em áreas de instabilidade política, violência e guerra, ajudando os jovens a desenvolver competências de empreendedorismo e resiliência econômica. Ao criar oportunidades, prosperidade e autoconfiança, nosso trabalho ajuda os jovens a desenvolver o conjunto de habilidades e a mentalidade para construir comunidades prósperas. E estamos prontos para avançar ainda mais na nossa política de paz, capacitando os jovens para se tornarem cidadãos globais, desenvolverem competências de envolvimento cívico e nutrirem amizades que transcendem fronteiras desde a adolescência.

Asheesh Advani, CEO da JA Worldwide, ficou emocionado ao saber que a JA foi indicada novamente este ano pelo nosso trabalho com jovens. “A falta de atividade econômica e a falta de esperança levam à instabilidade. A educação e o empoderamento econômico conduzem à prosperidade e à paz. A JA prepara os jovens para se verem como futuros criadores de empregos, líderes e inovadores que podem contribuir ativamente para a prosperidade econômica das suas comunidades. Este é o caminho para a paz.”

“Essa terceira indicação ao Nobel da Paz é a confirmação do propósito da JA, que é inspirar e preparar jovens por meio de experiências educacionais, contribuindo para a paz mundial. Afinal, é impossível termos uma sociedade pautada no bem estar coletivo sem educação como direito para todas as pessoas” destaca, Renata Guimarães, diretora-executiva da JA Rio de Janeiro.

Entre 1901 e 2023, o Prêmio Nobel da Paz foi atribuído a 141 laureados, incluindo 111 indivíduos e 30 organizações. Entre essas 30 organizações está outra organização sem fins lucrativos da lista anual das dez principais organizações de bem social, Médicos sem Fronteiras, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1999. A UNICEF, outra ONG que atende jovens, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1965, depois de ter sido indicada por vários anos.