Terceira fase do projeto chega ao fim com o programa Empreendedores Climáticos

Coincidindo também com o fim da COP27, realizada em novembro deste ano no Egito, a 3ª fase da Trilha Empreendedora 2022 terminou com a aplicação do programa Empreendedores Climáticos, da JA Rio de Janeiro.

O tema é de suma importância em um contexto no qual a sociedade precisa cada vez mais se informar sobre o clime, a fim de cobrar atitudes por parte das lideranças. Essa é a mensagem que se pretende deixar para os jovens por meio desta experiência educacional.

Durante a COP27, lideres de mais de 120 países chegaram a um acordo inédito para a criação de um fundo de perdas e danos, criado para reparar e auxiliar os países mais pobres no combate às mudanças climáticas. Sendo essas nações as que menos consomem e mais sofrem com os efeitos do aquecimento global, nada mais justo do que serem apoiados pelos países que mais emitem gases de efeito estufa e mais contribuem com o aquecimento do planeta.

Os estudantes do CIEP Raul Ryff, uma das 123 escolas participantes da Trilha Empreendedora, realizaram diversas atividades durante as aulas relacionadas à sustentabilidade, como: cálculo de suas pegadas ecológicas, confecção de canteiros de ervas medicinais, criação de composteiras feitas de caixote de feira e resíduos do refeitório, flyer sobre coleta seletiva do lixo, mutirão de limpeza no quintal do colégio e separação dos lixos das salas de aula.

Assim, vamos aos poucos motivando e conscientizando nossos jovens a construírem e a exigirem um planeta melhor para todos e todas.

Sobre a Trilha Empreendedora

Lançada em 2017, o projeto Trilha Empreendedora é realizado pela ONG JA Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e com o patrocínio de empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Fundação Casas Bahia e Michelin. Em 2022, a iniciativa entrou para o Calendário Rio 2030, da Organização das Nações Unidas. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio com o objetivo de promover atividades de impacto voltadas para a agenda 2030 da ONU.

Somente em 2021, a Trilha Empreendedora proporcionou a 6.448 jovens a oportunidade de desenvolverem suas habilidades e competências socioemocionais, por meio da metodologia “aprender fazendo”. Este ano, a iniciativa está presente em mais de 120 escolas estaduais do Rio.