As empresas estão, cada vez mais, em busca de profissionais que possuam um conjunto de habilidades comportamentais conhecidas como soft skills –, com o intuito de contratar pessoas que ajudem a melhorar o clima organizacional, tornando-o mais produtivo e harmonioso. A busca ativa pelo desenvolvimento de habilidades interpessoais é essencial para quem deseja conquistar a tão sonhada vaga de emprego e se manter eficiente nela.

Ao contrário das habilidades técnicas (hard skills), adquiridas por meio de formação tradicional e capacitação, as soft skills são competências subjetivas que estão intimamente ligadas à personalidade e a outros fatores emocionais desenvolvidos ao longo da vida.

Assim, além de permitir que cada indivíduo seja considerado único, com elas em evidência se torna ainda mais possível desempenhar um papel de destaque no mundo corporativo, contribuindo com a alta valorização de tais habilidades. Confira abaixo quais são as seis soft skills que lideram as listas dentre as mais valorizadas pelo mercado de trabalho:

1 – Ética

A ética e a honestidade são as habilidades comportamentais mais valorizadas no mercado de trabalho! Assim como a sinceridade, a ética é essencial para estabelecer relações de confiança. Como diz o dito popular, mentira tem perna curta. E tentar enganar as pessoas jamais deve ser uma opção na vida – começando, por exemplo, pelo próprio currículo.

2- Comunicação efetiva

A capacidade de se expressar de forma clara e objetiva é fundamental em qualquer ambiente (profissional e pessoal). Desenvolver uma Comunicação Não-Violenta te dá a capacidade de evitar mal-entendidos, construir relacionamentos mais sólidos e colaborar de forma mais eficiente com outras pessoas e processos.

3- Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe te ajuda a exercitar diversas outras soft skills necessárias, como a inteligência emocional, a autonomia, o senso coletivo e a empatia. Profissionais que conseguem lidar de forma leve com o trabalho em equipe, tendem a ser mais valorizados. 

4- Liderança

A habilidade de liderar vai além da posição hierárquica. Líderes eficazes inspiram e motivam seus colegas de equipe, sabem orientar, dão feedback construtivo, são proativos e capazes de tomar decisões difíceis, independentemente do cargo. Promover a autoliderança e saber liderar processos e projetos também são diferenciais.

5- Pensamento e análise crítica

Profissionais com essas habilidades podem identificar pontos sensíveis em um processo, propor soluções inovadoras e tomar medidas eficazes em situações desafiadoras. Saber questionar quando necessário, fazer perguntas e sugerir melhorias ajuda você a realizar tarefas com ainda mais qualidade e assertividade.

6- Resiliência

A resiliência se refere à capacidade de lidar e superar adversidades. Ter resiliência não significa não sentir dor, tristeza ou frustração diante de situações desafiadoras. Mas, sim, como você age ao passar por elas e quais atitudes você toma após determinado desafio.

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Não ter total domínio de todas essas habilidades faz parte de um processo de desenvolvimento. O importante é realizar uma autoavaliação periódica e ser verdadeiro consigo mesmo, fazendo o máximo possível para aprimorá-las.

E aí, qual dessas habilidades você já manda bem e qual você precisa aperfeiçoar?