Equipe Tabocatec foi a campeã da 5ª edição do Desafio TACK, disputado por 300 alunos de todas as regiões do país e idealizado pela Id Cultural e realizado em parceria com a ONG JA Rio de Janeiro

Com a missão de democratizar o acesso à educação e auxiliar no combate ao analfabetismo, a partir do uso de tecnologias, nasceu a Tabocatec. Uma startup formada por cinco alunos da Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho, de Vitória de Santo Antão, no interior de Pernambuco. Após vencerem, em novembro de 2022, a 5ª edição do Desafio TACK, idealizado pela Id Cultural e realizado em parceria com a ONG JA Rio de Janeiro, os jovens – que têm entre 16 e 18 anos, receberam como prêmio uma viagem para participar da Brazil Conference, em Boston. Além de acompanhar toda a programação do evento, os jovens – que têm entre 16 e 18 anos – ainda fizeram uma visita guiada à Universidade de Harvard e ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), entre os dias 28 de março e 02 de abril.

Átila Iamarino e os jovens

No total, 40 estudantes de todo o Estado do Rio de Janeiro participaram da iniciativa, representando seis escolas fluminenses, dentre as 28 de todas as regiões do Brasil que marcaram presença na 5ª edição do Desafio TACK, que em 2022 contou com 300 estudantes da rede pública de ensino de todo o país, distribuídos em 62 equipes. Durante o desafio cultural e empreendedor, Anne, Arthur, Douglas, Keven e Matheus apresentaram a ideia campeã: um aplicativo que tem como objetivo ajudar a reduzir o analfabetismo no Brasil. Por meio de uma plataforma gamificada, acessível a pessoas de todas as idades, o grupo pretende incluir na sociedade pessoas que são geralmente excluídas por serem analfabetas.

O APP ALFABYTE foi desenvolvido para que pessoas analfabetas consigam desenvolver sua alfabetização e letramento. O recurso de áudio descrição está presente em todas as telas do aplicativo, a fim de proporcionar ao usuário uma experiência bem intuitiva, para que se aproveite ao máximo os recursos oferecidos, como a área “meu progresso”, na qual o usuário analisa o tempo de dedicação e sua evolução. Os conteúdos são distribuídos em diferentes níveis e na biblioteca cultural, há alguns livros brasileiros, que serão disponibilizados em alguns capítulos, para que o usuário possa iniciar seu processo de leitura com guia de palavras e imagens. Assim, a busca por conhecimento acontece de forma simples, prática e interativa.

Luís Roberto Barroso, ministro do STF, também posou com os jovens empreendedores

— O Tack Festival proporciona uma experiência incrível para os jovens vencedores do Desafio Tack. A equipe Tabocatec, de Pernambuco, vencedora da 5ª edição, está curtindo demais a vivência no exterior e superanimada para a participação na Brazil Conference. Esse projeto é a realização do nosso ideal de utilizar a cultura como agente de transformação. Está sendo uma experiência incrível e muito gratificante — comemora Rafael Villas-Bôas, gerente de Produção da Id Cultural, que está acompanhando os alunos durante a viagem, assim como dois professores da Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho.

Durante a participação na Brazil Conference, os jovens tiveram a oportunidade de se encontrar com personalidades como o apresentador Luciano Huck; o fundador e editor-chefe do jornal Voz das Comunidades, Rene Silva; o biólogo e divulgador científico Átila Iamarino; o publicitário e embaixador da boa vontade da UNESCO Nizan Guanaes; o professor e colunista da F. de S. Paulo Thiago Amparo; o ministro do STF Luís Roberto Barroso; e o físico e professor Ricardo Galvão.

Sobre o Desafio TACK

O Desafio TACK, acontece em parceria entre a JA Rio de Janeiro, uma ONG de educação empreendedora para jovens, e a Id Cultural, empresa idealizadora do projeto e do TACK Festival. Com o intuito de promover a aprendizagem e estimular a criatividade e o empreendedorismo jovem, depositando credibilidade na força da juventude para gerar ideias e soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. Em 2022, o Desafio contou com a participação de 300 alunos de escolas públicas de todas as regiões do Brasil, que fizeram uma inscrição prévia. Os participantes são instigados a desenhar o modelo de negócio de uma startup que solucione problemas reais. O foco da última edição foi tecnologia, inovação e cultura. Assim como em 2021, as etapas foram 100% online.

Rene Silva com a turma da Tabocatec

“A metodologia usada é do nosso programa Innovation Camp, que prevê mentorias para os participantes e aplicação de técnicas práticas para desenhar um modelo de negócios, durante todo o desafio. O objetivo dessa experiência educacional é que os alunos, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para um desafio proposto, utilizando ferramentas de design thinking. Durante o processo, eles contam com a ajuda de mentores e voluntários com experiências na metodologia que vão auxiliá-los durante o desenvolvimento da ideia”, destaca Michel Mesquita, coordenador de Projetos na JA Rio de Janeiro.

Já o TACK Festival é um projeto de inovação, tecnologia e criatividade, que tem a finalidade de gerar transformação a partir de ideias e da capacidade de realizar. Foi idealizado para desenhar novos rumos para questões que impactam e ajudam a moldar uma nova cultura, uma nova forma de pensar e agir. Além de ser um lugar onde pessoas e ideias se encontram, onde a informação se conecta à diversão, e onde a vontade de aprender, fazer e empreender ganha uma nova dimensão.