JA Rio de Janeiro integra a rede global, fundada em 1919, nos Estados Unidos
Pelo quinto ano consecutivo, a JA Worldwide está entre as dez ONGs mais impactantes do mundo, segundo o levantamento realizado pela thedotgood (antiga NGO Advisor), com sede em Genebra. A organização foi fundada no Rio de Janeiro em 1999, ofertando desde então mais de 350 mil experiências educacionais. O ranking teve início em 2012, como forma de mostrar as melhores práticas e ideias no terceiro setor. Em 2021, reconhecendo que era possível considerar todas as categorias de organizações, a então NGO Advisor começou a prestar maior homenagem à Esfera do Bem Social, listando as 200 principais SGOs (Organizações do Bem Social). Em âmbito nacional, a JA Brasil ficou no top 30 desse mesmo levantamento, realizado de forma pioneira no país.
“A JA Worldwide saltou da sexta para a quinta posição, algo que demonstra a relevância das ações realizadas junto à juventude de todo o mundo. Aqui no Brasil, a JA local alcançou uma posição importante, entre as principais organizações do país. Nossos projetos têm tido um impacto muito relevante nesse segmento”, afirma a diretora de Operações da JA Brasil, Brenda Santos.
O CEO mundial da JA, Asheesh Advani, destacou que a educação é o grande equalizador social, pois capacita cada jovem a construir a participar da formação de comunidades prósperas.
“Estamos satisfeitos por ter o trabalho essencial da JA reconhecido desta forma. A JA foi pioneira no estilo educacional prático, imersivo e orientado por mentores que atenderam aos jovens com mais de 15 milhões de experiências de aprendizado no ano passado. Este ranking é o resultado direto do trabalho de milhares de funcionários e membros do conselho da JA, e centenas de milhares de professores, escolas, apoiadores e voluntários que colaboram para dar vida à nossa missão em mais de 100 países”, destaca o CEO global da JA, Asheesh Advani.
Destacando inovação, impacto e governança na Esfera do Bem Social, o ranking procura mostrar a diversidade global e a escala das organizações; compara SGOs usando critérios que transcendem a geografia e o campo de atuação; estimula a investigação e debate sobre inovação e sustentabilidade da atividade SGO; e apresenta uma ampla gama de trabalhos exemplares para que as tendências setoriais possam ser observadas a cada ano.