Trilha Empreendedora é um dos programas realizados em parceria com a Seeduc-RJ para combater a evasão escolar e preparar jovens em situação de vulnerabilidade

A JA Rio de Janeiro acaba de reafirmar sua parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), dando continuidade, até 2025, ao projeto Trilha Empreendedora – que conta também com o patrocínio de empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). A iniciativa prepara jovens do Ensino Médio da rede estadual para o mercado de trabalho, ajudando a combater a evasão escolar, que impactou mais de 20 mil alunos e alunas da rede estadual desde 2017.

Para materializar a cooperação, a SEEDUC-RJ promoveu, na última segunda-feira (26/06), na Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), no Centro do Rio de Janeiro, uma cerimônia de formalização de parceria dos projetos.

Além da JA Rio de Janeiro, estavam presentes outras cerca de 40 instituições parceiras e autoridades de educação dos governos estadual e municipal, como a secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, a subsecretária pedagógica da Secretaria Municipal de Duque de Caxias, Myrian Medeiros, e o subsecretário estadual de Planejamento e Gestão, Windson Maciel.

O encontrou contou, ainda, com a presença de Jackie Silva, campeã olímpica de vôlei de praia, e a diretora-executiva da JA Rio de Janeiro, Renata Guimarães, que discursou e agradeceu pelo sucesso da parceria com a SEEDUC-RJ.

“Temos vários programas de empreendedorismo, voltados a alunos do ensino médio, é um trabalho único no mundo e somos reconhecidos por esse pioneirismo. O que a JA Rio de Janeiro quer é que o jovem tenha um futuro produtivo. Queremos dar orientações, caminhos para que eles possam seguir. Aproveito para agradecer a todos os professores, que usam nosso conteúdo em sala de aula, a todas as pessoas voluntários, funcionários das empresas patrocinadoras e a todos os outros parceiros dos projetos”, destaca Renata, que completa:

“Também para 2023, além da Trilha Empreendedora, os estudantes da rede estadual poderão contar com um projeto, lançado em breve, que estima impactar 1.000 alunos, aplicando programas sobre negócios sustentáveis e mercado de trabalho, levando à sala de aula temas cruciais em prol de uma sociedade sustentável e uma carreira de sucesso”.