Além de beneficiar a comunidade, o voluntariado também pode ser uma ferramenta valiosa para se destacar no mercado de trabalho. Desde os jovens com menos experiências aos profissionais mais renomados, a verdade é que se dedicar a uma causa voluntariamente faz diferença para todas as pessoas e organizações envolvidas.

É praticamente um consenso entre pessoas voluntárias que prevalece sempre a sensação que se ganha muito mais do que se dá. Ou seja: a satisfação pessoal em ajudar outras pessoas é imensurável. Além disso, o voluntariado também pode tornar pessoas voluntárias em profissionais mais atrativas para as empresas, que estão buscando cada vez mais cumprir com seu papel cidadão.

Confira a seguir seis dicas de como escolher o trabalho voluntário ideal para você e destaque-se no mercado de trabalho de forma alinhada com o seu propósito de vida:

1. Escolha causas alinhadas aos seus valores

Escolha causas que ecoem com seus valores pessoais. Isso não apenas tornará a experiência mais significativa, mas também refletirá um comprometimento verdadeiro, destacando a sua paixão pelo serviço comunitário. Se você adora pets, que tal dedicar um pouco do seu tempo como voluntário de abrigos para animais? Se ama a causa da educação, apoie organizações como a JA, que inspiram e preparam adolescentes, jovens, estudantes da rede pública e pessoas em vulnerabilidade social.

2. Desenvolva habilidades 

O voluntariado é um terreno fértil para o desenvolvimento de habilidades. Lidar com desafios, colaborar em equipe, assumir responsabilidades de liderança – todas essas experiências contribuem para o aperfeiçoamento de um conjunto valioso de habilidades no mundo profissional. Você pode destacar essas habilidades no seu currículo e durante as entrevistas, além de buscar por empresas que sejam referência em responsabilidade socioambiental e ESG.

3. Construa um networking significativo

O voluntariado oferece a oportunidade de contribuir para uma causa nobre e permite construir um networking significativo. Durante a sua atuação, crie conexões genuínas com colegas voluntários, líderes de projetos e membros da comunidade. Essas conexões podem se transformar em referências fundamentais em sua trajetória profissional.

4. Demonstre comprometimento e consistência

A consistência no voluntariado demonstra um comprometimento real com a causa. Empregadores valorizam profissionais que mostram não apenas interesse pontual, mas uma dedicação contínua às mais diversas causas. Isso reflete sua capacidade de se comprometer com iniciativas de responsabilidade social a longo prazo no ambiente de trabalho.

5. Destaque suas experiências voluntárias no currículo

Crie uma seção no seu currículo dedicada para destacar suas experiências, projetos significativos e o impacto positivo alcançado. Isso mostra que você não apenas busca crescimento profissional, mas também busca contribuir para o bem social. Aproveite também para destacar sua participação voluntária em publicações e em seu perfil no LinkedIn, de preferência engajando outras pessoas a fazer o mesmo.

6. Identifique oportunidades de voluntariado

Mostre sua proatividade ao buscar oportunidades de voluntariado por conta própria. Além de projetos já estabelecidos, como a JA Rio de Janeiro, ofereça-se para liderar iniciativas ou propor novas maneiras de contribuir com a sua vizinhança, ao redor da empresa na qual trabalha ou em outras localidades e iniciativas que precisam de apoio. Essa iniciativa pode se traduzir em habilidades de liderança, podendo também ser percebida por contatos, liderados, pares e/ou superiores.

Ao escolher causas alinhadas aos seus valores com o objetivo de transformar o mundo em um lugar melhor, desenvolver habilidades, construir networking e impulsionar seu currículo, você demonstra seu comprometimento social e se torna uma pessoa diferenciada, inclusive para o mercado de trabalho.

O voluntariado, além de ser uma experiência enriquecedora, é uma ponte que conecta propósito e sucesso profissional! Que tal iniciar uma jornada assim na JA? Clique aqui para saber mais sobre os benefícios do nosso voluntariado.