Instituto Reciclar e JA Rio de Janeiro se unem em prol da formação de professores e estudantes da rede pública de ensino de Jardim Gramacho

A Associação Junior Achievement Rio de Janeiro, com o projeto Innovation Camp, e o Instituto Reciclar, com o Programa de Apoio à Educação Pública (PAEP), uniram suas expertises sobre inovação, metodologias e ferramentas para desenvolver o projeto “ReciclaJá: um projeto inovador de metarreciclagem de e-lixo”. O propósito é trabalhar os conceitos de resíduos eletrônicos – como celulares, computadores, pilhas e baterias, fios, cabos, iluminação, eletroportáteis e eletrodomésticos – e cultura maker, visando, também, impactar pessoas e comunidades do ponto de vista social, ambiental e econômico. A primeira escola estadual do Rio de Janeiro beneficiada pela parceria será o CIEP 199 Charles Chaplin, em Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ), onde, nos próximos dias 8 e 9 de novembro, serão realizadas as duas etapas de formação da iniciativa.

A ação visa desenvolver, a partir de uma “dor” apresentada aos estudantes (desafio), competências e habilidades que se somam aos conhecimentos prévios dos participantes acerca do universo maker e do design thinking, ajudando na ampliação do repertório de conhecimento de jovens da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro.

No projeto, os estudantes, organizados em equipes, concebem ideias e soluções inovadoras para elaborar um plano de criação de uma e-sucatoteca na escola e construir uma campanha de arrecadação de lixo eletrônico. Assim, o projeto busca transformar o cenário escolar ao destacar a importância do uso de tecnologias para o ensino-aprendizagem e para intervenções quanto à resolução de problemas sociais complexos.

“O objetivo do ReciclaJá é transformar as escolas estaduais do Rio de Janeiro em polos de coleta e metareciclagem de e-lixo, para que possam colaborar para o desenvolvimento do uso dessa tecnologia em sala de aula, desenvolvendo a criatividade, autonomia, resolução de problemas, entre outras competências socioemocionais”, explica a diretora executiva da JA Rio de Janeiro, Renata Guimarães.

Solução de problemas sociais complexos e campanha de arrecadação

Durante o processo, os alunos contarão com a ajuda de facilitadores formados que os auxiliarão no desenvolvimento da ideia e apresentação da solução. O projeto visa transformar o cenário escolar ao destacar a importância do uso de tecnologias para aprendizagem e intervenções diante da resolução de problemas sociais complexos, sempre buscando desenvolver potenciais e inspirar transformações sociais, gerando a inclusão produtiva e econômica dos jovens estudantes.

O projeto é dividido em duas etapas: Na primeira, as equipes apresentarão as campanhas de arrecadação desenvolvidas. A ideia vencedora será premiada com um capital semente, no valor de R$1.000,00, e uma trilha de mentoria, para colocar o projeto em prática. Na segunda etapa, será a vez de apresentar os planos de criação da e-sucatoteca. O plano mais completo e viável será premiado, também, com um capital semente, uma trilha de mentoria, para que o projeto seja posto em prática, e um bônus surpresa.

“Esta iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Educação Pública – PAEP do Instituto Reciclar, que tem o intuito de compartilhar nossa expertise técnica em diversas áreas do saber educacional com professores e educadores das redes públicas de ensino. Em 2022, já realizamos a formação de 2.700 professores e beneficiamos mais de 52 mil estudantes de diferentes redes públicas de ensino. Nosso intuito é, juntos, apoiarmos a melhoria contínua da educação pública e o desenvolvimento social”, destaca o diretor executivo do Instituto Reciclar, Carlos Henrique Lima.

Ação acontece em bairro marcado pelas mazelas de um lixão

Localizado a somente 30 km da famosa Praia de Copacabana, na zona sul carioca, o lixão de Jardim Gramacho foi fechado em 2012, apenas duas semanas antes do início da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em junho daquele ano. O local recebeu cerca de 80 milhões de toneladas de lixo ao longo de 34 anos. Com o fechamento, uma área verde deu lugar às antigas montanhas de lixo, mas a região ainda carece de saneamento básico, água encanada e coleta de lixo. Segundo o Fórum Comunitário de Jardim Gramacho, cerca de 40 mil pessoas vivem no bairro atualmente – a maioria dos moradores é de ex-catadores e familiares.

Em todo o mundo, dados revelam que cada habitante, do total dos cerca de 8 bilhões, produz uma média superior a 1 Kg de resíduos diariamente. Por isso, especialistas reforçam que eliminar todos os lixões do país e urbanizar as regiões dos seus entornos são demandas mais que urgentes.

A realidade dos catadores de Jardim Gramacho foi exibida no documentário “Lixo Extraordinário”, do artista plástico Vik Muniz, chegando a ser indicado ao Oscar em 2011. O filme mostra o cotidiano dos trabalhadores enquanto eles ajudam a transformar parte do lixo recolhido em arte.

Sobre o Instituto Reciclar

Fundado em 1995, o Instituto Reciclar é uma ONG que atua na formação profissional de jovens em vulnerabilidade social por meio de um modelo educativo inovador, que estimula o aprendizado na prática, o desenvolvimento socioemocional e uma formação técnico-profissional de excelência. O intuito é preparar os jovens para empreender em suas vidas, no trabalho, família e comunidade, transmitindo valores e ampliando a visão sobre vocação, habilidades e interesses, sempre conectados às tendências do mundo do trabalho e à vida em sociedade. A organização atua como catalisador de conhecimento por meio do compartilhamento de expertise técnica em diferentes programas sociais, como: Programa Educacional, Programa de Mentoria e Programa de Apoio à Educação Pública – PAEP.

Sobre a Junior Achievement

A JA Worldwide é uma das maiores ONGs voltadas para jovens do mundo. A instituição, indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2022, inspira e prepara jovens para uma economia global, com foco em empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho. Há mais de 100 anos, oferece soluções práticas, aprendizagem experiencial para o mercado de trabalho, alfabetização financeira e empreendedorismo. A cada ano, quase 600 mil voluntários e professores atendem mais de 10 milhões de estudantes em mais de 100 países. Recentemente, a instituição foi contemplada, pelo quarto ano seguido, como uma das 10 ONGs mais importantes do mundo no ranking global thedotgood 200 para 2022, que concentra, exclusivamente, organizações que geram lucro social e conecta aqueles que colocam o impacto positivo e o lucro social em primeiro lugar.

No Rio de Janeiro desde 1999, a JA atua com a missão de despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas educacionais que difundem a prática da livre iniciativa, com ética e responsabilidade social. O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, que são realizados em parceria com as secretarias de Educação do Estado e de municípios. Além disso, conta com a participação de educadores, voluntários e gestores, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando adolescentes e jovens para a vida em todas as suas dimensões.

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