20 de fevereiro marca a publicação do Dia Mundial da Justiça Social, proclamado em 2007, na Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo sido comemorado pela primeira vez em 2009.

A data ajuda a promover a conscientização da importância da igualdade entre as pessoas e os povos, o respeito às diversidades culturais, a promoção do desenvolvimento social e a ideia de justiça social.

O conceito de justiça social, ancorado em princípios morais e políticos, fundamentado nas ideias de igualdade e solidariedade, começou a ser desenvolvido ainda no século XIX.

O professor de Filosofia John Rawls, autor da obra “Uma Teoria da Justiça”, foi um dos principais pensadores sobre o tema. A ONU estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visam guiar a humanidade até 2030, com o intuito de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

A JA Rio de Janeiro contribui com 10 desses objetivos (veja abaixo), possibilitando que mais adolescentes, jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a conteúdos e experiências educacionais sobre empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho.

Seja você também parte desta mudança, entenda o papel das organizações sem fins lucrativos nessa causa e contribua para um mundo melhor!