JA Rio de Janeiro celebra a honraria concedida à rede global pelo segundo ano consecutivo

O empoderamento econômico do jovem como meio de alcançar a paz e a estabilidade social nos diferentes países do mundo. É com esse ideário que a JA Worldwide foi indicada, pelo segundo ano consecutivo, ao Prêmio Nobel da Paz. A entidade está presente em mais de 100 países ao redor do mundo e ofereceu, somente no ano passado, 15 milhões de experiências de aprendizagem voltadas para os jovens. O objetivo é criar mecanismos que ajudem no desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora, tendo por base uma educação de qualidade que se reflita num meio social saudável e próspero.

“A paz só é possível quando os jovens de todos os países e regiões têm empoderamento econômico. Ao criar oportunidades, prosperidade e autoconfiança, o trabalho da JA capacita jovens em mais de 100 países com o conjunto de habilidades e mentalidade para construir comunidades prósperas. Por mais de um século, a JA operou em áreas de instabilidade política, violência e guerra, ajudando os jovens a desenvolver habilidades de empreendedorismo e resiliência econômica. Por este trabalho, a JA Worldwide é reconhecida ano após ano como uma das dez maiores ONGs do mundo, proporcionando capacitação econômica para milhões de jovens”, explica Asheesh Advani, CEO da JA Worldwide.

Criada há 104 anos, a JA Worldwide é uma das maiores e mais sólidas entidades dedicadas à juventude no planeta. Dados demonstram que a educação para o empreendedorismo também desenvolve habilidades prontas para o trabalho, promove a criatividade e constrói resiliência. Para muitos alunos, a experiência inicial de ser CEO ou COO durante seus anos de formação os ajuda a desenvolver a autoeficácia que garantirá que alcançarão seus objetivos, independentemente dos desafios que virão.

“O Nobel da Paz é um grande reconhecimento, dado para pessoas, empresas e organizações que promovem a paz. É impossível termos uma sociedade pautada no bem estar coletivo sem educação como direito para todas as pessoas. Nossa indicação é a confirmação do propósito desta organização global, que é também um dos caminhos para a paz: promover educação, inspirar e preparar jovens para uma economia global, de modo que eles também possam ajudar a construir comunidades mais prósperas”, destaca Graziella Castilho, presidente da JA Rio de Janeiro.

É impossível termos uma sociedade pautada no bem estar coletivo sem educação como direito para todas as pessoas

Sobre a Junior Achievement

A Junior Achievement (JA) é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Desde 1919, dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo”, tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre educação financeira, mercado de trabalho e empreendedorismo para adolescentes e jovens da América Latina. A cada ano, a rede JA Worldwide mobiliza cerca de 470.000 voluntários que capacitam mais de 10 milhões de jovens no mundo, com o propósito de estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais no público de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social – principalmente, estudantes de escolas públicas e jovens que não estudam nem trabalham, a fim de criarem e potencializarem comunidades mais prósperas. No ano passado, foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo como a 6ª ONG mais influente do mundo, pela thedotgood. Indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2022 e 2023, está entre os 100 melhores locais de trabalho para inovadores, segundo a Fast Company.

Presente em mais de 100 países, a JA está há quase quatro décadas no Brasil impactando mais de 5,7 milhões de jovens com o apoio de mais de 200 mil voluntários. No Rio de Janeiro desde 1999, a JA atua com a missão de despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas e experiências educacionais. O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, realizados em parceria com as secretarias de Educação e instituições de ensino do Estado e de municípios. Além disso, conta com a participação de pessoas doadoras, educadoras, voluntárias e gestoras, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando adolescentes, jovens e pessoas socialmente vulneráveis para a vida, em todas as suas dimensões.

Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br