Confira 3 dicas para escolher a organização certa na hora de ajudar

O Brasil ainda tem muitas dores sociais a serem curadas, como a fome, a miséria, o preconceito, a violência, a falta de moradia e uma educação de qualidade. Graças ao trabalho de organizações do terceiro setor – ONGs (Organizações Não Governamentais), fundações, entidades beneficentes, fundos comunitários, entidades sem fins lucrativos, associações etc. –, essas e outras questões podem ser amenizadas e vidas transformadas.

O terceiro setor é aquele que não é público nem privado, não possui finalidade lucrativa e exerce atividade de interesse social. Ser cidadão ou cidadã é também se preocupar com o bem estar coletivo, buscando soluções para os problemas que impactam a sociedade.

Ajudar financeiramente instituições que contribuem com causas importantes é uma das muitas maneiras de apoiar a redução da desigualdade social no Brasil. No entanto, nem sempre é fácil escolher a organização certa para isso. Por isso, listamos abaixo três importantes dicas que irão te auxiliar nesta busca:

1 – Escolha uma causa na qual você acredita

Além de doar, é fundamental escolher uma ou mais causas. Comece pelas que mais tocam você ou que têm conexão com a sua história de vida. Doando para a JA Rio de Janeiro, por exemplo, você contribuirá para que jovens da rede pública de ensino, jovens sem acesso à educação e outros grupos socialmente vulneráveis tenham a oportunidade de se desenvolver pessoal e profissionalmente por meio de experiências educacionais pautadas em três pilares: empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho.

2 – Analise o nível de transparência da organização

Veja se a organização compartilha periodicamente, por meio das mídias digitais, informações sobre ações realizadas, resultados e impactos. Além disso, confira no site da instituição os relatórios anuais divulgados com números e informações sobre a causa. Caso queira uma confirmação ainda mais sólida, verifique se a organização conta com selos, prêmios e certificações importantes do terceiro setor, como o Selo Doar (saiba mais).

3 – Se envolva com a história da instituição

A partir da primeira doação ou antes de começar a contribuir com a organização, acompanhe-a pelas redes sociais, curta e comente nas publicações, faça perguntas e participe das iniciativas abertas ao público. Essa interação pode ser um bom termômetro para você sentir o quanto se identifica com o trabalho realizado e a causa. Busque conhecer também a história da instituição, seus feitos, casos de sucesso e realizações.

A JA Rio de Janeiro, por exemplo, foi criada em 1999 e integra uma das maiores organizações de empreendedorismo jovem do mundo, a Junior Achievement, fundada nos Estados Unidos há mais de um século – o que demonstra sua credibilidade e alcance, já que está presente em quase todos os estados brasileiros e em mais de 100 país ao redor do mundo.

Para finalizar, gostaríamos de agradecer o seu interesse genuíno em contribuir com uma organização sem fins lucrativos, como a JA Rio de Janeiro. Sua doação ajuda a viabilizar a realização de projetos importantes, que impulsionam o futuro de milhares de pessoas.

Em mais de 23 anos, já alcançamos quase 350 mil jovens e pessoas em vulnerabilidade social, com a ajuda de centenas de empresas e doadores, além das mais de 17 mil participações voluntárias e 3.200 escolas envolvidas. Afinal, nunca é só sobre empreendedorismo, mercado de trabalho ou educação financeira. É sobre um mundo de possibilidades!