Impulsionar a juventude por meio da educação e de organizações sociais beneficia a sociedade como um todo, estimula o crescimento sustentável, ajuda a reduzir as desigualdades e fortalece a reputação de empresas apoiadoras indo muito além das boas práticas do ESG (Ambiental, Social e Governança, em tradução livre).

 

Por isso, se a sua empresa acredita no potencial ilimitado de adolescentes, jovens e estudantes da rede pública de ensino, confira abaixo oito razões para investir nas ações, programas e projetos da JA Rio de Janeiro, que inspira e prepara a próxima geração de líderes para o sucesso em uma economia global. Veja:

1. Responsabilidade Social

O apoio à educação é uma forma de se comprometer com a sociedade na mitigação de problemas que prejudicam o país, como a evasão escolar. Em parceria com organizações sociais, as empresas têm a oportunidade de retribuir às comunidades investindo no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

2. Desenvolvimento de talentos locais

Realizar experiências educacionais ajuda a preparar as lideranças do amanhã, impactando positivamente suas famílias e comunidades.  Ao fornecer recursos e oportunizar aprendizagem e formação, as empresas contribuem para o surgimento de cidadãos mais conscientes e profissionais mais qualificados.

3. Fomento à inovação

O apoio à educação pode incentivar também a inovação. Investindo em ações com este intuito, as empresas participam do desenvolvimento de mentes criativas, empreendedoras e inovadoras, gerando ideias e soluções que podem beneficiar não apenas a própria empresa, mas toda a sociedade.

4. Reputação positiva

Empresas verdadeiramente comprometidas com a educação fortalecem sua imagem frente ao mercado, atraindo a atenção e a admiração dos consumidores. Esse engajamento não apenas fideliza clientes mais conscientes, como também ajuda a reter talentos e pode resultar em uma maior lucratividade, criando uma imagem corporativa mais sólida.

Foto: Adriano Ishibashi/JARJ

5. Aprimoramento da força de trabalho

Ao apoiar a educação, as empresas contribuem para a formação de uma força de trabalho ainda mais qualificada e alinhada às necessidades do mercado e da sociedade. Isso não só atende às demandas imediatas dos mais diversos setores, como também contribui com a melhoria de vida das pessoas impactadas.

6. Sustentabilidade econômica

Investir na educação é investir no presente e no futuro do Brasil. Uma juventude mais qualificada e autônoma estará mais preparada para enfrentar os desafios de um mundo globalizado, contribuindo para a estabilidade econômica e o crescimento.

7. Diversidade e inclusão

O apoio à educação promove a diversidade e a inclusão. Ao proporcionar experiências educacionais acessíveis e inclusivas a todas as pessoas visando a uma redução de desigualdades (racial, social, de gênero etc.), as empresas contribuem para a construção de uma sociedade mais equitativa, justa e diversa.

8. Parcerias estratégicas

Impulsionar a educação por meio de organizações sociais como a JA Rio de Janeiro abre portas para parcerias estratégicas, oportunidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de beneficiar jovens e suas comunidades.

Foto: Adriano Ishibashi/JARJ

A JA Rio de Janeiro oferece inúmeros programas com aprendizado prático e imersivo em temas como empreendedorismo, educação financeira, preparação para o mercado de trabalho, sustentabilidade, economia, cidadania, ética e muito mais. Atuamos em escolas de todo o Estado, com foco em estudantes da rede pública e também os que não estudam e nem trabalham (que, em 2022, representavam 22,3% dos jovens de 15 a 29 anos).

Contamos também com o apoio de empresas, pessoas voluntárias e doações para a realização de ações e projetos. Ao apoiar a nossa causa, sua empresa promove um ambiente propício ao crescimento econômico e desempenha um papel vital na construção de um futuro mais próspero e equitativo para todos e todas.

Quer saber mais? Entre em contato aqui pelo nosso site ou por WhatsApp.