Ação do projeto Trilha Empreendedora visa a ampliar o conhecimento de adolescentes e jovens sobre o mercado de trabalho
A ONG JA Rio de Janeiro realiza, nos próximos dias 27, 28 e 29 de junho, a Feira de Profissões 2023, de forma 100% on-line e gratuita. O objetivo da ação é contribuir com estudantes do Ensino Médio em busca por um conhecimento mais amplo sobre o mercado de trabalho, cursos profissionalizantes, graduação e a escolha de uma futura profissão. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (26), às 12h, pelo site da iniciativa.
Nos encontros virtuais, os estudantes estarão em salas temáticas, separadas por áreas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ciências Exatas e Tecnologias), onde, durante uma hora, pessoas voluntárias que atuam em grandes empresas irão compartilhar experiências e orientações sobre sua profissão; apresentar como é o mercado de trabalho; e debater outros pontos sobre carreira, além de tirar dúvidas dos jovens.
“A Feira de Profissões é ideal para o jovem do Ensino Médio que quer ingressar na universidade, aos que vão prestar o Enem e também para quem já concluiu o Ensino Médio e não ingressou no mercado de trabalho. Será uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a diversidade de carreiras oferecidas por universidades públicas e privadas, analisando além dos cursos tradicionais e mais conhecidos, como medicina, direito e engenharia. Será que eles já ouviram falar de Geologia? Para quais disciplinas é preciso dedicar mais tempo de estudo e ter mais afinidade? O que faz e qual a faixa salarial de um geólogo? Queremos potencializar talentos e multiplicar as possibilidades desses jovens”, explica Michel Mesquita, coordenador de Projetos na JA Rio de Janeiro.
Combate à evasão escolar e Rio 2030
Recentemente, o projeto Trilha Empreendedora – que visa preparar estudantes do Ensino Médio da rede pública para o mercado de trabalho, ajudando no combate à evasão escolar – entrou para o calendário Rio 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, cujo objetivo é promover atividades de impacto voltadas para a agenda 2030 da ONU.
A Trilha Empreendedora é realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, e conta com o patrocínio da CGG e empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). De 2017 a 2022, a iniciativa proporcionou mais de 20 mil experiências educacionais a estudantes da rede pública, que tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências socioemocionais, por meio da metodologia “aprender fazendo”.
Vi a publicação, mas foi depois do dia 28. As palestras irão ser disponibilizadas?
Inicialmente, as palestras serão disponibilizadas somente às pessoas inscritas. Caso essa regra mude, informaremos nas redes sociais e por e-mail (para quem é cadastrado em nossa newsletter, aqui pelo site).