A noite foi de emoção e muita ansiedade. Os 462 alunos do ensino médio de 17 escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro se reuniram na Cidade das Artes no último dia 19 de setembro para celebrar o encerramento do Miniempresa 2017. Rony Meisler, paraninfo desta edição, abriu a noite com uma apresentação emocionante, e contou como conseguiu criar uma das empresas mais inovadoras do mundo, a Reserva.
Depois de uma homenagem merecida aos 82 voluntários que atuaram este ano como advisers (mentores dos achievers) , foram anunciados os prêmios para as melhores Miniempresas nas categorias Gestão de Pessoas, Finanças, Produção e Marketing.
O Prêmio Shell Melhor Achiever desta edição foi para Léo Petri, aluno da Escola Alemã Corcovado, que ganhou uma bolsa completa de participação no Findinexa Brasil 2018 – o maior fórum de Empreendedorismo Jovem do Brasil. “A experiência no Miniempresa mudou a minha vida”, declarou o achiever ao receber o prêmio. Ele e outros quatro melhores achievers também ganharam uma sessão de mentoria gratuita com um executivo, através da plataforma digital Top2You.
A entrega do grande prêmio da noite – o Prêmio Maria Luisa Rodenbeck Equipe Empreendedora – começou com uma merecida homenagem a Maria Luisa, empresária do Outback que deu nome ao prêmio mais disputado do Miniempresa. O presidente da Junior Achievement Brasil, Marcelo Carvalho, lembrou que a empresária, falecida em 2007, ajudou a fundar a Junior Achievement no Rio de Janeiro, em 1999, e participou ativamente do Programa. A irmã de Maria Luisa, Vera Novello, se emocionou ao lembrar o entusiasmo da irmã com o trabalho voluntário.
O grande prêmio da noite foi para a Line Up, Miniempresa da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch. Os 28 alunos desenvolveram ao longo das 15 jornadas do Programa uma Safe Boxer – short de proteção contra roubos e furtos. O prêmio considera não apenas o produto final, mas também as estratégias de marketing, a linha de produção, a rentabilidade e a gestão de pessoas ao longo do processo.
Além do tradicional almoço no Outback, a equipe ganhou da startup Cri Cri dois convites para acompanhar o trabalho da equipe no Rock in Rio 2017.
Os mestres de cerimônia – também ex achievers do Miniempresa – terminaram a noite agradecendo as empresas parceiras, como Ancar Ivanhoe, Shell, Michelin, Ipiranga, Outback, Spoleto, Turim, KPMG, Gerdau e Dell, por proporcionarem a alunos do ensino médio a oportunidade de vivenciarem uma experiência prática de negócios. Uma aprendizagem que com certeza ficará marcada na vida destes jovens.
Veja abaixo a classificação:
- Prêmio Desafio Nexa
1º Lugar – Chaveco (Instituto GayLussac), 2° Lugar – VintaJeans (FAETEC Santa Cruz) e 3º Lugar – Max Enterprise (IFF Maricá)
- Prêmio Gestão de Pessoas
1º Lugar – VintaJeans (FAETEC Santa Cruz) , 2° Lugar – LineUp (FAETEC Adolpho Bloch), e 3º Lugar – MySafe (FAETEC Ferreira Viana)
- Prêmio Relatório Final
1º Lugar – Line Up (FAETEC Adolpho Bloch), 2° Lugar – VintaJeans (FAETEC Santa Cruz) e 3º Lugar – Mozaik (Colégio Sagrado Coração de Maria)
- Prêmio Produção
1º Lugar – Line Up (FAETEC Adolpho Bloch), 2° Lugar – VintaJeans (FAETEC Santa Cruz) e 3º Lugar – RioBag (Colégio Estadual André Maurois)
- Prêmio Marketing e Comunicação
1º Lugar – Line Up (FAETEC Adolpho Bloch), 2° Lugar – VintaJeans (FAETEC Santa Cruz) e 3º Lugar – Organiza (Escola Alemã Corcovado)
- Prêmio Financeiro
1º Lugar – Organiza (Escola Alemã Corcovado), 2° Lugar – Bambox (Escola Alemã Corcovado) e 3º Lugar – SpinnIt (Colégio Anglo Americano – Barra)
- Prêmio Shell Melhor Achiever
1º Lugar – Leo Petri Rocha (Organiza), 2° Lugar – Leonardo Lobão (Max Enterprise – IFF Maricá) e 3º Lugar – Victor Gomes (RioBag – Colégio Estadual André Maurois)
- Prêmio Maria Luisa Rodenbeck Equipe Empreendedora
1º Lugar – Line Up (FAETEC Adolpho Bloch), 2° Lugar – Organiza (Escola Alemã Corcovado) e 3º Lugar – VintaJeans (FAETEC Santa Cruz)
Confira os depoimentos dos Achievers sobre a experiência:
“Eu, como presidente da Line Up, tentei gerir a Miniempresa da melhor forma possível e ficou explícito que alcançaria esse desejo somente se soubesse equilibrar minha relação pessoal e a profissional com os demais diretores e colaboradores. Desenvolvi a liderança com o passar do tempo e entendi que tudo pode ser resolvido com diálogo.”- Ingrid Aleixo, Presidente da Line Up.
“O Programa Miniempresa me ensinou que sempre há uma maneira de resolver um problema, por mais impossível que pareça. Os aprendizados e experiências que tive no decorrer do projeto, levarei comigo para o resto da minha vida e, sem dúvida, aplicarei em projetos futuros.” Arthur Von Der Schulenburg, Diretor de produção da Organiza.
“Hoje em dia posso dizer que a Miniempresa impactou minha forma de me ver e ver o mundo, sou mais perceptiva, curiosa e me preocupo mais com o impacto que as minhas atitudes causam ao meio ambiente e as pessoas que estão a minha volta.” – Desirée Moreira, Diretora de RH da My Safe.
“No meu caso, o programa da Miniempresa teve efeito direto na escolha da minha carreira, ao aprender sobre administração empresarial, mesmo que em pequena escala, percebi que essa seria a minha profissão ideal. Sendo assim, a Miniempresa foi um programa esclarecedor e enriquecedor para mim.” – Flávia Miotto, Diretora de Produção da Bamboom.
Veja a lista das escolas participantes:
- Decorideas S.A/E – ONG Ação da Cidadania
- RioBag S.A/E – Colégio Estadual André Maurois
- Grand Truc S.A/E – CEC Barra
- Brinks S.A/E – Colégio Notre Dame
- Cochila S.A/E – Colégio Andrews
- SpinnIt S.A/E – Colégio Anglo Americano | Barra
- Sustencei S.A/E – Colégio C.E.I.
- Mozaik S.A/E – Colégio Sagrado Coração de Maria
- Bambox S.A/E – Escola Alemã Corcovado
- Organiza S.A/E – Escola Alemã Corcovado
- My Safe S.A/E – Escola Técnica Ferreira Viana
- IluminArte S.A/E – Escola Técnica Ferreira Viana
- I-Lustre S.A/E – ETERJ Itaguaí
- 360 S.A/E – ETERJ Santíssimo
- VintaJeans S.A/E – FAETEC Santa Cruz
- Two Hundred S.A./E – FAETEC Adolpho Bloch
- Line Up Confecções S.A/E – FAETEC Adolpho Bloch
- Max Enterprise S.A/E – IFF Maricá
- ChavEco S.A/E – Instituto GayLussac
- Bamboom S.A/E – Liceu Franco Brasileiro