Evento 100% online e gratuito, realizado pela ONG JA Rio de Janeiro em parceria com o CIEE Rio, reúne especialistas e conta com a participação especial de Gue Oliveira, a cabeleireira mais seguida do mundo nas redes sociais

No dia 12 de dezembro (quinta-feira), às 10h, acontece a 1ª edição do Influencer Summit, evento promovido pela ONG JA Rio de Janeiro em parceria com o CIEE Rio. Totalmente online e gratuito, o encontro é voltado para adolescentes e jovens desempregados ou em início de carreira, estudantes da rede pública de ensino, influencers digitais e pessoas interessadas em aprender mais sobre a Creator Economy: ecossistema em que produtores de conteúdo e influenciadores criam, compartilham e monetizam suas publicações em plataformas como Instagram, TikTok, YouTube e Kwai.

Participam da iniciativa nomes como Gue Oliveira, a cabeleireira mais seguida do mundo, com mais de 13 milhões de seguidores somente no Instagram e no TikTok; Beka Assis, especialista em Marketing Digital no Canva, uma das plataformas de design mais utilizadas no Brasil e ao redor do mundo, presente em mais de 190 países e disponível em mais de 100 idiomas; além de Luis Paulo da Silva e Ricardo Marsili, referências em estratégia digital e professores da M2BR Academy, escola de Marketing Digital.

O evento também celebra os 25 e 60 anos da JA Rio de Janeiro e do CIEE Rio, respectivamente, fechando as atividades oferecidas por ambas as organizações em 2024 para seus milhares de adolescentes e jovens beneficiados. O objetivo do Influencer Summit é conectar o público jovem a tendências inovadoras e novas possibilidades de carreira, contribuindo para formação profissional extracurricular e, consequentemente, impacto social.

Para Rafael Coelho, jornalista e gerente de Marketing na JA Rio de Janeiro, a proposta do evento está conectada ao desejo de muitos adolescentes e jovens que sonham em atuar como influenciadores e influenciadoras digitais. No entanto, com um diferencial: a iniciativa visa trazer informações e aprendizagens relevantes sobre este mercado que, embora se apresente de maneira tão promissora e disruptiva, ainda enfrenta muitos desafios.

“Mesmo não parecendo, por aparentemente dar mais visibilidade a uma diversidade maior de pessoas do que as mídias tradicionais, a Creator Economy também é atravessada pelas mesmas desigualdades que permeiam o mercado de trabalho convencional e outros setores da sociedade brasileira. Por isso, acreditamos na proposta de um evento online e gratuito, acessível a qualquer pessoa com acesso à internet, com profissionais que irão contribuir com técnicas, ferramentas e dicas que podem verdadeiramente fazer diferença para quem deseja iniciar na área ou para quem já atua nela”, destaca Rafael.

Pessoas negras e mulheres são minoria entre influenciadores mais bem pagos

A opinião do gestor vai ao encontro da 5ª edição do relatório “Creators & Negócios”, realizado pela agência Brunch em parceria com a YOUPIX. Segundo o levantamento, a maioria dos criadores – 31,44% – recebe entre 2 e 5 mil reais por mês, enquanto 28,73% ganham de R$ 5 a R$ 10 mil; 19,24% conseguem desembolsar até R$ 2 mil; e somente 0,54% faturam mais de R$ 100 mil mensalmente. Além disso, 69% se afirmam heterossexuais, 63,41% como pessoas brancas e 70,46% como mulheres – apesar de serem a maioria na profissão, ao comparar a renda mensal por gênero, a porcentagem entre mulheres que ganham até R$ 2 mil é de 21,4% (o dobro da média entre homens).

Dentre o total de respondentes, apenas 17,34% se identificam como pessoas pretas; 16,26% como pardas; 1,63% amarelas; e 1,36% indígenas. Pessoas com deficiência (PCDs) também representam uma pequena fatia: 4,34%. E quando o recorte é por região, a desigualdade segue ampliando: 66,40% dos criadores se concentram na região Sudeste, sendo 49,05% de São Paulo, 10,03% do Rio de Janeiro e 6,78% de Minas Gerais. Em seguida aparecem Alagoas, no Nordeste, com 5,15%, e Santa Catarina, no Sul, com 4,88%.

O levantamento também mostra que, em 2024, os criadores e criadoras com 1 a 50 mil seguidores nas redes sociais representam mais da metade do mercado de influência, com 56,64%. Logo atrás estão os intermediários, com 50 a 250 mil (27,37%) e, com menos de 2%, os influenciadores com mais de 1 milhão de usuários em seus perfis. 

“Estes números demonstram que não há caminho fácil. Seja qual for a área de interesse da pessoa, já que empreendedores e profissionais das mais diversas profissões enxergam cada vez mais as redes sociais como aceleradoras de seus negócios e carreiras, sempre será necessário se aperfeiçoar e buscar conhecimento. Mesmo para alguém que venha a viralizar, crescendo muito rápido neste ambiente, manter-se em alta poderá ser um grande desafio” pondera Luan Costa, analista de Comunicação e Mídias do CIEE Rio.

Sobre Gue Oliveira

Quem olha o tamanho das redes sociais da cabeleireira mais seguida do planeta, nem imagina tudo que está por trás de sua vida. Fenômeno da atualidade, Gue Oliveira reúne mais de 9,5 milhões de seguidores no Instagram e 4 milhões no TikTok, respectivamente. Nada mais nada menos do que a maior cabeleireira do mundo nas redes sociais, onde inspira e impacta milhões de seguidores com seu trabalho e sua história de vida.

A também criadora de conteúdo se destacou nas redes sociais pela abordagem inovadora e humanizada, onde cada cliente é convidado a se reconectar com suas próprias vivências e a lidar com suas vulnerabilidades de forma natural e leve. Com uma trajetória marcada pelo empreendedorismo, inovação e impacto social, atualmente está à frente do Gue Art Concept, referência no segmento de mechas e com quase 20 colaboradores.

Aos 37 anos, a empreendedora, palestrante, escritora, educadora e líder de atividades sociais sonha em fazer com que mais mulheres sejam reconhecidas na área de beleza, no Brasil e no mundo. Durante o Influencer Summit ela vai muito além dessa missão, compartilhando suas experiências e sugestões para adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego ou em início de carreira, além de estudantes da rede pública de ensino, beneficiados pela ONG JA Rio de Janeiro e pelo CIEE Rio, que este ano comemoram 25 e 60 anos de fundação, respectivamente. Além de comemorar estes marcos, o evento também encerra as atividades do ano em ambas as instituições.

Para mais informações e inscrições, acesse: conteudo.jarj.org.br/influencersummit

Serviço:

Influencer Summit 2024

Data: 12 de dezembro

Horário: das 10h às 11h30

Inscrições gratuitas pelo site: conteudo.jarj.org.br/influencersummit

Sobre o CIEE Rio

O Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro (CIEE Rio) é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, dedicada a promover a integração de pessoas ao mundo do trabalho por meio, principalmente, de programas de estágio e aprendizagem. Com uma vasta experiência e uma rede de parceiros robusta, o CIEE Rio completa 60 anos em 2024, e já proporcionou desenvolvimento profissional e pessoal a mais de 2 milhões de pessoas em todo o Estado.

Sobre a Junior Achievement (JA)

Fundada em 1999, a JA Rio de Janeiro é membro da JA Brasil e faz parte da rede global Junior Achievement, uma das dez organizações de bem social mais impactantes do mundo, segundo a Thedotgood, e indicada em 2024 ao Prêmio Nobel da Paz, pelo terceiro ano consecutivo. Há 25 anos ajudando a transformar vidas, a JA Rio de Janeiro é também uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2023 e, no mesmo ano, a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade.

Com participação de quase 18 mil pessoas voluntárias, já proporcionou mais de 500 mil experiências educacionais a adolescentes, jovens, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em vulnerabilidade. Além disso, com o apoio financeiro da iniciativa privada e pessoas doadoras, a organização realiza ações, programas e projetos em parceria com as secretarias de Educação, profissionais do setor e instituições de ensino, inspirando e preparando jovens para o sucesso em uma economia global.

Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br