Vencedores do projeto, realizado pela ID Cultural em parceria com a JA Rio de Janeiro, serão premiados com a participação na Brazil Conference 2023, nos Estados Unidos

Promoção de aprendizagem e estimulo à criatividade e ao empreendedorismo jovem. Esses foram os objetivos da 5ª edição do Desafio TACK, que, em 2022, contou com a participação de 300 alunos do ensino médio de escolas públicas de todas as regiões do Brasil. O projeto, idealizado pela ID Cultural e realizado em parceria com a Associação Junior Achievement Rio de Janeiro, visou também gerar ideias e soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

Para isso, os estudantes foram instigados a desenhar o modelo de negócio de uma startup que solucione problemas reais. A equipe Tabocatec, da Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho, do município de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, foi o grupo que desempenhou a melhor resolução e apresentação. Como prêmio, os integrantes do grupo farão uma viagem internacional, para os Estados Unidos, contemplando também uma pessoa representante da unidade escolar.

A metodologia usada é do programa Innovation Camp, da JA Rio de Janeiro, que contou com mentorias de voluntários para os participantes, com aplicação de técnicas práticas para desenhar um modelo de negócios, durante todo o desafio. Os alunos desenvolveram os projetos entre 16 de agosto e 20 de outubro e no dia 10 de novembro, as cinco equipes finalistas, representando cada região do país, realizaram a final do Desafio TACK.

“O maior impacto do Desafio TACK é a conexão com profissionais do mundo do trabalho, do ecossistema de inovação e o conhecimento adquirido durante a maratona de criação oferecida pelo programa, culminando com a incrível premiação oferecida à equipe vencedora”, destaca Michel Mesquita, coordenador de Projetos da JA Rio de Janeiro.

Para o gerente de Produção da ID Cultural, Rafael Villas-Bôas, a principal contribuição aos estudantes é o estímulo à criatividade: “A ID Cultural enxerga Cultura como agente de transformação e, iniciativas como o TACK, vai no cerne desta questão. A oportunidade de participar de projetos como este estimula a capacidade criativa e o espírito empreendedor destes jovens. É lindo ver a forma como transformam a dor e as dificuldades em soluções inovadoras para as questões apresentadas”, diz.

O gestor destaca também a potência da parceria com a JA Rio de Janeiro: “A Junior Achievement é o alicerce Educacional deste projeto. A parceria, que vem desde a primeira edição do TACK, se consolida a cada ano, aumentando o alcance e impacto do projeto na vida dos jovens. Somos muito felizes em ter a JA ao nosso lado nessa missão”, exalta Villas-Bôas.

Clique aqui para saber mais sobre a iniciativa