Por Melissa Bello*

A comunicação é um elemento essencial para a vida em sociedade e de extrema importância em todos os aspectos da existência humana. Por meio dela nos organizamos enquanto coletivo e nos desenvolvemos individualmente.

Uma comunicação eficiente deve ser a base de qualquer relacionamento, seja ele pessoal ou profissional. Isso porque a interação gerada por meio dela permite que consigamos expressar pensamentos, emoções, ideias e comportamentos. Além disso, ela facilita na resolução de conflitos e na construção de conexões saudáveis e significativas.

Comunicação como habilidade pessoal

Comunicar, em sua essência, é trocar informações. Trata-se, portanto, de uma capacidade intrinsecamente humana, que permeia nossas relações com o mundo e com as pessoas com as quais interagimos. 

Quando nos comunicamos de maneira eficaz nos desenvolvemos individualmente e também ao lidar com os outros e com os conflitos. Isso ocorre porque essa ferramenta poderosa nos leva a compreender outras perspectivas e experiências.

A comunicação é uma habilidade que pode ser aprimorada ao longo do tempo com prática e conscientização. Para isso, é necessário:

      • Trabalhar o autoconhecimento para identificar onde é possível melhorar; 
      • Ouvir atentamente; 
      • Expressar-se de forma clara e assertiva, refletindo antes de falar; 
      • Respeitar sentimentos, direitos e opiniões alheias; 
      • Ceder quando necessário;
      • Desenvolver a empatia para compreender as necessidades e os diferentes pontos de vista das outras pessoas.

Comunicação como habilidade profissional

No mercado de trabalho, a comunicação integra um conjunto de habilidades subjetivas conhecidas como soft skills, aquelas competências comportamentais que possibilitam um ambiente de trabalho com melhor clima organizacional, mais produtivo e harmonioso.

Considerando, portanto, que a comunicação afeta também as relações profissionais, é necessário estar atento às trocas que esse meio gera, tendo em vista que o mundo corporativo é altamente competitivo e interconectado, o que pode ocasionar ruídos na comunicação. 

Desse modo, uma pessoa profissional capaz de se comunicar de forma eficaz pode se destacar, obtendo sucesso em qualquer carreira. Esse fenômeno ocorre porque transmitir ideias, conhecimentos e posicionamentos de maneira clara, persuasiva e empática demonstra uma grande capacidade interpessoal. Seja no relacionamento com colegas, líderes, clientes ou subordinados, a comunicação opera como uma das principais chaves para o crescimento e realização profissional.

Comunicação Não-Violenta 

A abordagem da Comunicação Não-Violenta (CNV) se concentra na expressão autêntica de sentimentos e necessidades, buscando solucionar conflitos por meio de práticas que desenvolvem a compaixão e a empatia.  

Baseando-se nos componentes da observação do contexto e das pessoas, da identificação dos sentimentos e da compreensão das necessidades, a CNV propõe que a comunicação e a argumentação evitem a agressão verbal, a culpa e o julgamento, estimulando um diálogo mais construtivo.

Trata-se de uma prática que visa a fortalecer a conexão humana e a resolução pacífica de conflitos, estabelecendo um ambiente de confiança e compreensão mútua. Agindo assim, os benefícios que a CNV traz vão desde desenvolver autoconhecimento e autenticidade até o estabelecimento de um ambiente de trabalho mais colaborativo e harmonioso.

Comunicação verbal X não verbal

A comunicação, independentemente do contexto, pode acontecer de várias formas, sobretudo nos formatos verbais e não verbais. A comunicação verbal é aquela que ocorre por meio de palavras, sejam elas escritas ou faladas. A não-verbal, por sua vez, é caracterizada pelo uso da linguagem corporal. 

Entre as principais características da comunicação verbal, estão:

      • Palavras faladas como discursos, conversas e entrevistas;
      • Palavras escritas como texto, e-mails e mensagens;
      • Linguagem estruturada, seguindo normas gramaticais e formato organizado;
      • Clareza e precisão na mensagem.

A linguagem não verbal conta com as seguintes características:

      • Expressões faciais como sorrisos e caretas;
      • Gestos como apontar e acenar;
      • Postura corporal, que pode incluir cruzar os braços, encurvar-se etc.;
      • Contato visual, mantendo ou desviando, por exemplo;
      • Tom de voz, que pode indicar calma, raiva, entusiasmo e várias outras emoções. 

A comunicação não verbal pode complementar ou contradizer a comunicação verbal, transmitindo informações importantes que a palavra não alcança. Ou seja, ambos os tipos de comunicação são importantes para a compreensão adequada das mensagens transmitidas. Logo, é necessário prestar atenção a todos os aspectos durante uma interação, a fim de estabelecer uma comunicação mais efetiva.

Imagem: Divulgação

A comunicação é, portanto, uma habilidade presente em todos os setores da vida, desempenhando um importante papel no funcionamento da sociedade e no bem-estar pessoal e coletivo. Além disso, pessoas que são habilidosas na comunicação inspiram e influenciam as demais de forma positiva, ampliando essa rede.

Ficou com alguma dúvida sobre o papel da comunicação na sua vida ou quer dividir sua opinião a respeito do tema? Que tal compartilhar nos comentários e começar por aqui mesmo a trabalhar a sua capacidade comunicativa?

 

* Melissa Bello é estudante de Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, estagiária de Marketing na JA Rio de Janeiro e pesquisadora no campo do jornalismo e experiência urbana. Além disso, tem experiência com trabalho voluntário voltado para causas ambientais e sociais. Encontrou no universo da comunicação uma forma de dialogar com o mundo e com as pessoas, sobretudo através da escrita e da fotografia.