A partir da parceria entre a Junior Achievement e a SEEDUC ,  escolas do ensino médio público, recebem projeto Trilha Empreendedora, que trabalha conteúdos voltados à educação financeira, empreendedorismo e preparo para o mercado de trabalho  

O projeto retornou neste primeiro semestre com força total. Em sua última edição a trilha alcançou mais de 2500 alunos e será aplicado dessa vez em 24 escolas estaduais do Programa de Ensino Médio Inovador – PROEMI, espalhadas em dez municípios do RJ.

A ação inclui no currículo dessas escolas, uma sequência de programas da Junior Achievement para as turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Ao longo do processo, os estudantes debatem sobre a importância de permanecer na escola; dilemas éticos; aprendem a identificar e desenvolver habilidades valorizadas pelo mundo do trabalho e ainda acompanham um dia de funcionamento de uma empresa parceira do projeto. Toda a trilha é aplicada de maneira lúdica e dinâmica pelos professores com auxílio de voluntários parceiros enquanto a Junior Achievement realiza a capacitação, oferecendo a metodologia e o material didático.

“Com a implementação da Trilha Empreendedora pretendemos promover maior integração do aluno com a escola e assim garantir a apreensão dos conceitos de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mundo do trabalho”, conta Vivian Barros, Coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Rio de janeiro- SEEDUC-RJ

Para implementar a trilha, além da SEEDUC a Junior Achievement conta com a parceria do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – que colabora com a indicação das empresas associadas para a sensibilização de voluntários. São 18 organizações do ramo unidas com o intuito de alcançar cerca de 300 voluntários para a ação. “Almejamos aumentar lista de voluntários e o site da instituição conta também com canais que facilitam futuras adesões”, explica Mariana Carvalho, presidente da Junior Achievement Rio de Janeiro.   

Colaboradores da Petrobras, Karoon, BP, Ipiranga, ENAUTA, Repsol, Shell, Equinor, Total, Weatherford, Wilson Sons, Subsea 7, Supergasbras, Technip, Galp, SBM, Aker Solutions e IBP; fazem parte do time que conduzirá os encontros do projeto, através de voluntariado, com os alunos em sala de aula. “Tem sido muito interessante acompanhar a evolução dos alunos a partir da troca que a metodologia proporciona entre eles e nossos voluntários”. Afirma Carlos Victal, Gerente de Sustentabilidade e Gestão do Conhecimento no IBP.

Sobre a Junior Achievement:

A JA é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.