Se você está enfrentando dificuldades para ingressar, se recolocar ou migrar de área de atuação dentro do mercado de trabalho, duas importantes ações dicas podem fazer diferença em seu desafio: dominar os princípios do networking e manter uma rede de contatos sempre ativa e saudável.

O que é networking?

Networking consiste na habilidade de fomentar conexões com pessoas. O termo networking vem do inglês “net” (rede, em português) e “work” (trabalho), ou seja, é uma rede de trabalho com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências gerando benefícios de forma mútua.

Ilustração com ícones que representam pessoas em cores variadas, distribuídas sobre um mapa-múndi re-desenhado por triângulos azuis interligados por linhas verde claro, que ilustram uma rede de contatos, ou networking, globalizada.
Imagem: JA Rio de Janeiro

Por que manter uma rede de contatos ativa?

Principalmente dentro do meio corporativo, o ditado popular “quem não é visto, não é lembrado” reflete em como as empresas olham para possíveis colaboradores. Manter contatos profissionais estratégicos e promover um bom marketing pessoal nas redes sociais é uma das melhores formas de se relacionar com pessoas estratégicas.

Onde praticar networking?

Graças ao avanço da tecnologia, o mundo está cada vez mais próximo e conectado, facilitando as oportunidades de gerar relacionamentos mais sólidos e duradouros com pessoas de todo o mundo.

Saber onde aplicar o networking é essencial para manter a sua rede de contatos ativa e benéfica. Confira algumas ferramentas e estratégias que podem ajudar você a realizar boas conexões e gerar mais oportunidades:

      • Redes sociais

As redes sociais desempenham um papel fundamental na hora alcançar pessoas-chave em sua rede de contatos, sendo o LinkedIn a principal rede social de networking para o meio corporativo. Saber como montar um perfil de sucesso no LinkedIn, é fundamental para atrair conexões relevantes e se promover de forma eficaz.

      • Eventos

Às vezes, deixamos de participar de alguns eventos pessoais e profissionais e não percebemos a grande oportunidade que desperdiçamos. O famoso “happy hour” , como é chamado o momento de descontração realizado fora da empresa e após o expediente, por exemplo, é uma ótima oportunidade de se aproximar de pessoas de uma forma mais amigável e informal.

      • Cursos e experiências educacionais

Quando estamos nos especializando em algo, é comum procurarmos cursos ou oficinas de aprendizagem rápida com foco somente no conteúdo. No entanto, muitas vezes, não percebemos o quanto as pessoas que participam dessas experiências com a gente têm para compartilhar. Além de promover um crescimento profissional, estabelecer uma conexão com o próximo pode gerar novas amizades, relações profissionais e possibilidades.

      • Atividades pessoais

Até mesmo quando praticamos alguma atividade com o intuito de melhorar o nosso bem-estar, como quando praticamos algum esporte, temos a oportunidade de nos conectar com diferentes pessoas, que possuem diferentes histórias e experiências profissionais, podendo gerar também novas oportunidades.

Como estabelecer e manter um bom networking?

É importante saber que, visando a estabelecer e manter uma boa rede de contatos, é fundamental entender que qualidade é melhor que quantidade. Afinal, o networking vai muito além de colecionar seguidores e ter uma lista enorme de contatos. 

Um ponto de atenção: agir somente por interesse é diferente de gerar conexões, já que o foco deve ser sempre em uma relação de ganha-ganha, com benefícios para ambas as partes, como em todo bom relacionamento.

Para que essas conexões sejam duradouras, é necessário explorar o melhor de suas habilidades interpessoais, as chamadas soft skills. Confira algumas que podem te auxiliar nesta jornada de criar relacionamentos

      • Estabelecer uma Comunicação Não-Violenta;
      • Possuir uma boa flexibilidade às situações;
      • Desempenhar uma escuta ativa;
      • Ter um bom espírito colaborativo.

A forma de abordar pessoas também é muito importante na hora de iniciar uma conversa. Pessoas mais introvertidas e/ou tímidas, por exemplo, tendem a ter mais dificuldades de iniciar um relacionamento. Nestes casos, uma dica é começar essa comunicação agradecendo por alguma oportunidade, parceria ou gentileza, sendo este o início de uma conversa durante a qual você compartilhar interesses e atuações em comum.

Fazer networking é essencial para quem deseja alcançar uma carreira de sucesso no mundo corporativo, Seja você uma pessoa colaboradora, gestora ou empreendedora, a melhor forma de obter esse destaque é conhecendo e se conectando a novas pessoas, aprimorando habilidades e mantendo sempre a essência do que torna você alguém único: a sua personalidade!

E aí, ainda tem alguma dúvida quanto à importância do networking para a sua carreira? Compartilhe a sua opinião nos comentários com as outras pessoas que irão ler esse texto. Afinal, aqui também pode ser uma ótima oportunidade de networking!