Funções podem acabar ou serem substituídas com o surgimento de novas tecnologias, que também resultam em novas possibilidades de atuação
Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, muitas profissões ocupadas atualmente por pessoas podem desaparecer ou serem substituídas por máquinas, algoritmos, automações e novas ferramentas, como a Inteligência Artificial (IA).
Por mais que algumas profissões mais antigas corram risco de desaparecer, isso não significa que os trabalhos estão acabando, como reforça o relatório “21 jobs of the future”, da Cognizant Center for The Future of Work. Afinal, a força de trabalho e a intelectualidade humana sempre serão necessárias em qualquer contexto.
As profissões do futuro, aquelas que vão demandar interação entre pessoas e as novas tecnologias, também trazem novas possibilidades. Algumas, inclusive, já são uma realidade e estão movimentando o mercado – tanto pela demanda de empresas quanto pela oferta de cursos e conteúdos que podem contribuir com quem deseja explorar tais carreiras.
Conheça quais profissões podem desaparecer e outras que estão surgindo:
Profissões do passado
Padeiro(a)
Motorista
Vendedor(a)
Operador(a) de caixa
Profissões do futuro
Programador(a)
Tecnico(a) em telemedicina
Ux Designer
Especialista em IA
E você, concorda com essa visão sobre o futuro do trabalho?
Deixe seu comentário!
Para estarmos preparado, para o futuro temos que estudar cada vez mas e qualificamos com as novas tendências.
Se a intelectualidade humana é um dos pré-requisitos para a inserção no mercado de trabalho, fica claro que a profissão de professor será sempre necessária, ou seja, pessoas responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem, pois sem isso não há intelectualidade o que inviabilizaria o futuro pensante. Não é isso?