Conheça alguns sites que oferecem acesso livre a obras de todos os gêneros
“Os livros são abelhas que levam o pólen de uma inteligência a outra”. A frase do poeta e abolicionista James Russell Lowell traduz bem a mágica e a realidade que habitam nas páginas dos livros. Embora a leitura seja considerada uma necessidade quase vital por algumas pessoas, muita gente ainda não tem o hábito de ler. Essa realidade vem mudando desde o início da pandemia, quando o Brasil viu crescer o número de leitores.
Pensando nisso, a JA Rio de Janeiro preparou uma lista com cinco plataformas que disponibilizam um grande acervo de livros digitais de forma 100% gratuita e on-line – para leitores veteranos ou iniciantes, de todos os estilos. Confira:
1 – Biblioteca Nacional Digital Brasil
Oficialmente lançada em 2006, a BNDigital integra coleções que desde 2001 vinham sendo digitalizadas no contexto de exposições e de projetos temáticos, em parceria com instituições nacionais e internacionais. Atualmente, o acervo conta com mais de 2 milhões de catálogos digitais.
2 – Domínio Público
O Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual do Brasil. Lançado em 2004, oferece acesso de graça a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.
3 – Biblioteca Digital da Unicamp
A Biblioteca Digital da Unicamp é uma das primeiras nesse ramo, começou com as teses e dissertações feitas pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição. Atualmente, também conta com outros gêneros, como obras raras. Entre eles, a primeira edição de Caramuru, de 1971.
4 – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
A biblioteca digital da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) disponibiliza de forma ampla e gratuita um dos mais importantes acervos de documentos sobre o Brasil. Lançada em 2005, integra a coleção brasiliana, reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo casal que dá nome ao acervo.
5 – BaixeLivros
O BaixeLivros é uma rede social acadêmica que tem como objetivo ampliar o relacionamento entre leitores e autores, por meio de um acervo digital com centenas de catálogos. Além disso, busca conectar também presente e passado, fomentando a leitura de obras clássicas e o compartilhamento de ideias.