Por Marcelo Carvalho*

Quando olhamos para trás e contemplamos os últimos 25 anos da JA Rio de Janeiro, é impossível não sentir um profundo senso de orgulho e gratidão. Em 2024, comemoramos duas décadas e meia de história marcada por transformações, conquistas e, acima de tudo, um compromisso inabalável com a educação empreendedora.

 

Desde sua fundação, nossa missão tem sido clara: capacitar jovens para prosperar no mundo dos negócios e na vida. Recordar os primeiros dias me traz muita saudade e nostalgia. Era um sonho que foi trabalhado com muito comprometimento, paixão e a certeza do início de um trabalho coerente e de um potencial enorme para o país. Hoje, é possível acompanhar lideranças que inspiram diariamente as novas gerações, lideranças essas formadas por ex-alunos e alunas da instituição e que hoje, em outro papel, desempenham um trabalho excelente e chancelam a importância da Junior Achievement (JA) no Brasil.

Nossa jornada foi marcada por histórias inusitadas e momentos que desafiaram nossos limites. Jovens visionários transformaram-se em líderes inspiradores, carregando consigo não apenas os conhecimentos adquiridos, mas também os valores e a ética que a JA cultivou ao longo desses anos. Esses ex-alunos são a prova viva do impacto duradouro que a educação empreendedora pode ter.

E agora, olhando para o futuro, vislumbramos os próximos 25 anos com a mesma paixão e compromisso. Sabemos que há desafios à frente, mas também enxergamos inúmeras oportunidades para expandir nosso alcance e impacto na sociedade.

Almejo ver a a JA Rio de Janeiro não apenas como uma referência na formação empreendedora, mas também como uma voz influente na defesa de políticas públicas que impulsionam esse processo. A JA tem todo potencial necessário para se tornar a melhor instituição para formação de jovens empreendedores, e isso inclui criar um ambiente propício, não apenas dentro das salas de aula, mas também no contexto socioeducacional mais amplo.

Convido todos os empresários e líderes a se unirem a nós nessa jornada. Seja por meio de apoio financeiro, mídia ou mentorias que estimulem a educação empreendedora, cada gesto de apoio faz diferença. Temos em nossos quadros líderes que foram moldados pelos valores da Junior Achievement e que agora estão prontos para liderar a próxima geração.

À medida que nos preparamos para celebrar esses 25 anos de sucesso, olhamos para frente com a mesma paixão e entusiasmo que nos trouxeram até aqui. O futuro da JA Rio de Janeiro é promissor, e juntos – empresários, líderes e ex-alunos e voluntários – moldaremos os próximos capítulos desta história de impacto e transformação.

Somando esforços, continuaremos a construir um legado que transcende gerações, capacitando jovens e transformando sonhos em realidade. Unidos, somos a força que impulsiona o futuro.

 

Marcelo Carvalho possui mais de 25 anos de experiência na administração de shopping centers no Brasil. Antes da Ancar Ivanhoe, atuou como gerente de loja na Lojas Americanas e foi treinado com duas das maiores empresas de shopping centers do mundo, General Growth Properties (EUA) e Societé des Centres Commerciaux (França), bem como na Ecisa (Brasil), que mais tarde se tornou brMalls. Foi presidente da Abrasce entre 2007 e 2008 e membro do conselho do International Council of Shopping Centers (ICSC) nos anos de 2006 a 2012. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes, Marcelo participou do programa de gestão de proprietários/presidentes (OPM) na Harvard Business School.