Atualizado em 13 de junho de 2024

Ferramenta é um chatbot impulsionado por inteligência artificial, como o ChatGPT, e já conta com milhares de usuários

Em agosto de 2023, produzimos este artigo sobre a LuzIA, uma nova ferramenta que utilizava Inteligência Artificial por meio do WhatsApp e do Telegram.

Desde então, a novidade se destacou como uma ferramenta que facilitava a comunicação e automatizava tarefas por meio dos aplicativos de mensagem. Logo, LuzIA passou a ser utilizada por usuários interessados em aprimorar a eficiência do atendimento ao cliente e simplificar interações diárias, graças a funcionalidades como respostas automáticas, assistente virtual e tradução em tempo real.

Recentemente, no entanto, a assistente virtual deixou de funcionar no WhatsApp – segundo seus desenvolvedores, devido ao alto custo das mensagens cobradas pela Meta, passando a ter seu próprio aplicativo. Para os que se  acostumaram com as conveniências oferecidas pela LuzIA no WhatsApp, essa transição não é o fim.

Na verdade, novas oportunidades e avanços surgem com o aplicativo, que promete manter as funcionalidades de antes e seguir lançando outras novas., desde o reconhecimento de imagens até o acesso a personalidades especializadas em vários campos. Além disso, também foram anunciados função de Leitor de PDF, criação e reconhecimentos de imagens, e os perfis de Especialista em Entretenimento, Coach Pessoal, Professora de Inglês, Meteorologista etc.

Outra boa notícia é que a IA continua funcionando normalmente no Telegram, mas aparentemente será por pouco tempo. 😉

Como usar o novo app da Luzia?

  1. Abra a Google Play Store (para dispositivos Android) ou a Apple App Store (iOS). 
  2. Digite “LuzIA” na barra de pesquisa e procure pelo aplicativo oficial. 
  3. Toque no botão “Instalar” e aguarde até que o download e a instalação sejam concluídos.

Confira o vídeo com uma demonstração do aplicativo:


E você, chegou a usar a LuzIA no WhatsApp? Sabia que a assistente pessoal deixou de funcionar na plataforma? O que achou da mudança? Deixe seu comentário abaixo!