Evento reuniu 650 estudantes durante um dia inteiro no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca
Não faltaram produtos inovadores, animação e lições de empreendedorismo durante o Junior Achievement Day, que marcou as comemorações dos 100 anos da ONG, no último dia 24 de agosto. O evento, que reuniu 650 alunos de escolas públicas e particulares do Rio, contou com a 36º edição da Feira de Miniempresas. Além da exposição e venda de produtos criados pelos estudantes, a área central do Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, foi tomada por palestras, painéis e atividades de interação, sempre tendo a cultura empreendedora como ponto principal.
O público que esteve no shopping teve a chance de conhecer, com a feira de produtos desenvolvidos pelos alunos, um pouco mais sobre o primeiro programa concebido pela JA: o Miniempresa. Com a proposta de incentivar a educação empreendedora na prática, o famoso “aprender fazendo”, a iniciativa tem como foco alunos do Ensino Médio. Os jovens são orientados a estruturar uma miniempresa do zero, elaborar estratégias, criar um produto e planejar a sua linha de produção, no período de 17 semanas, com o apoio de mentores em sala de aula. O ponto alto do programa é a feira, onde os estudantes testam a venda de suas criações. Este ano, o programa contou com a participação de 24 miniempresas de 23 escolas do Estado do Rio.
Todos os produtos expostos este ano pelas Miniempresas tinham um viés sustentável. Esse desafio, junto com o estímulo às competências empreendedoras e o trabalho em equipe, foi proposto aos estudantes pelos mentores em sala de aula. O público que esteve no Downtown pode adquirir, entre outros, copos feitos com borra de café, lápis produzidos com papel reciclado, absorventes ecológicos, bolsas-cangas, garrafas portáteis.
Das 10h às 21h, tempo que durou o Junior Achievement Day, tanto alunos quanto o público presente respiraram ensinamentos de empreendedorismo. Ao longo do dia, puderam assistir palestras como a de Eduardo Ourivio, fundador do Grupo Trigo, e saber um pouco mais sobre a história da JA em seus 100 anos de atuação. A presidente da Junior Achievement no Rio, Graziella Castilho, e sua vice, Juliana Ourivio, e ex-participantes do programa também falaram sobre a ONG e compartilharam suas experiências para os presentes. O roteirista da TV Globo Rodrigo Boecker, por exemplo, que foi aluno da primeira edição do Miniempresa no Rio, ressaltou o impacto que a iniciativa teve em sua vida.
“O Miniempresa foi um presente que eu ganhei! Foi muito importante porque me ajudou a ter uma visão estruturada de uma empresa e uma perspectiva sobre empreendedorismo além da inovação. Ser empreendedor é muito maior que abrir um negócio, é você ser dono da sua vida e atuar com protagonismo em tudo o que faz”, disse Boecker. O roteirista destacou também a relevância dos programas da Junior Achievement para estimular o desenvolvimento do cidadão que vão além de econômico e empresarial, além de citar a importância de valorizar a educação.
No encerramento do evento não faltou animação com os shows da Banda Mapajós e do DJ Matheus Moura, ambos ex-alunos do programa Miniempresa. A garotada extravasou todas as emoções de um grande dia de aprendizados.
Sobre a JA:
A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 120 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos últimos anos.