Encerramento do InovaJovem aconteceu na Associação Comercial do Rio de Janeiro.
Na última quinta-feira, 20 de junho, 60 jovens da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro participaram da última etapa do projeto InovaJovem, realizado pela Petrogal Brasil (joint venture entre Galp e Sinopec) e a ONG JA Rio de Janeiro. Durante o evento, que aconteceu na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), equipes formadas por estudantes de diferentes escolas, selecionados pelo projeto, reuniram-se para desenvolver soluções inovadoras e empreendedoras focadas em sustentabilidade e transição energética.
No final do dia, após a aplicação do programa Innovation Camp, da rede Junior Achievement (JA), uma banca avaliadora formada por Renata Guimarães, diretora-executiva na JA Rio de Janeiro, e dois voluntários da Petrogal Brasil: Cristiane Coelho, head de Comunicação, Relações Externas e Impacto Social; e Gabriel Bassani, gerente de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
“Proporcionar uma experiência transformadora e potente como essa a tantos jovens talentos é o que a JA faz há mais de um século no mundo e há 25 anos aqui no Rio de Janeiro, graças ao apoio das empresas parceiras e do voluntariado. O brilho dos olhos dessa turma deixa nosso time extremamente feliz e realizado”, comemora Renata.A equipe vencedora da competição foi a Iniciativa, formada pelos estudantes Sara Costa, João Gustavo, Ana Carolina, Kaylla, Danilo Bonfin e Jhonny Simões, foi contemplada com uma bicicleta para cada participante. Os segundos colocados ganharam um Kindle, e os terceiros, mochila com kit da Petrogal Brasil.
Além dos jurados e dos estudantes, a aplicação contou também com o facilitador Pedro Habacuk e 11 pessoas voluntárias mentoras – entre eles, o presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho; os presidentes dos Conselhos de Jovens, Pedro Rafael; e de Educação, Maíra Pimentel; a vice-presidente do Conselho de Educação, Beatriz Alqueres, entre outros conselheiros.
“Uma equipe incansável da JA e voluntários. Impossível encerrar esse dia sem celebrar o que aconteceu hoje, a ACRJ de portas abertas para juventudes plurais, de diferentes territórios, pensando soluções inovadoras para problemas reais, premissa de um modelo mental empreendedor!”, comemorou Maíra Pimentel.
Metodologia do programa Innovation Camp
A primeira e a segunda fases foram a abertura do painel Empreendedores Climáticos e as aplicações do programa Negócios Sustentáveis, resultando em três encontros on-line. Os estudantes aprendem conceitos como economia circular, impacto ambiental, consumo consciente, design thinking, cocriação em equipe, prototipação, empreendedorismo sustentável e efeitos das mudanças climáticas.
Organizados em equipes de até seis pessoas, os jovens desenvolveram soluções inovadoras para uma dor: “Como podemos reduzir os impactos das mudanças climáticas e o desperdício de energia em nossas comunidades locais por meio da energia sustentável?”. Com o apoio e mentoria de pessoas voluntárias experientes. Os estudantes apresentaram as soluções e propostas criadas em um pitch, que foram avaliados pelo júri.
Inspirado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto InovaJovem visa empoderar jovens para desenvolverem ideias que impactem positivamente suas comunidades e o mundo.
“Foi muito gratificante contribuir, de alguma forma, para proporcionar essa experiência para os jovens, ver o que é possível fazer e quanto eles podem aprender, saber que as soluções vêm deles e trazer soluções sustentáveis para o dia a dia dos estudantes. Apoiar a educação é um dos nossos eixos principais de investimento. Ficamos muito felizes de ter a JA Rio de Janeiro como parceira, porque sabemos da qualidade e da dedicação da equipe da ONG que trabalha no projeto”, afirma Cristiane Coelho, head de Comunicação, Relações Externas e Impacto Social na Petrogal Brasil.
Fotos: Rodrigo Ferraz / Petrogal Brasil
Ahhh foi tudo 🤧 muito gratificante e significativo pra mim essa oportunidade. Poderia dizer mais, porém não caberia aqui.
Foi incrível! Sem palavras só agradeço a oportunidade é agradeço a todos os envolvidos, adorei conhecer cada pessoa desse lindo projeto, espero que tenha mais 🙌🏻❤️
Como colégios estaduais podem participar do projeto, em novas edições?
Olá, Eduardo! Tudo bem? Para participar de projetos da JA basta se inscrever sua escola em nosso site ou entrar em contato com a Seeduc sinalizando o interesse.
Os alunos adoraram a dinâmica em grupo. Uma experiência incrível novamente proporcionada pela JA e seus parceiros. Só tenho a agradecer o empenho e participação de todos. Francisco Junior – Diretor Geral do CE Pedro Álvares Cabral Copacabana.
Aqui fala uma mãe orgulhosa pela participação e 3° lugar do seu filho e equipe no evento.
Arthur tem 17 anos, tem TEA e a participação e sucesso dele junto com a equipe foi um divisor de águas na sua vida! Muito obrigada a todos os envolvidos!