Mais de 500 alunos do ensino médio iniciaram em maio a experiência de criar e gerir suas próprias empresas. As primeiras jornadas do Programa Miniempresa foram marcadas pelo entusiasmo dos jovens, muitos já de olho no produto que irão criar, produzir e vender ao longo do programa.
Luiz Fernando, de 17 anos, aluno do Colégio Estadual Antônio Maria Teixeira, no Leblon, está ansioso para viver a aventura de criar sua própria empresa. O jovem acredita que a oportunidade, sem dúvida, será única. “Fui à Feira de Miniempresas do ano passado e achei incrível o resultado, a energia das pessoas em fazer tudo aquilo, a paixão, o empenho. Eu não vejo a hora de experimentar isso também”.
Empolgados com o entusiasmo dos alunos, os mais de 100 voluntários já estão preparados para apoiar os miniempresários ao longo das 17 jornadas. Gabriel Tavares, que é Product Manager na Stone Co. e voluntário pela terceira vez na JA, acredita na mudança de perspectiva que o Miniempresa pode proporcionar aos alunos. “A sensação de acompanhar o crescimento desses jovens é maravilhosa, gratificante. É sempre bom poder trazer conhecimento e aprender com eles nesse processo”. Gabriel ainda lembra que se mais pessoas dedicassem um tempo ao voluntariado, mais jovens poderiam ser impactados por iniciativas como as da JA.
Fotos do primeiro encontro:
Sobre a Junior Achievement:
A JA é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo jovem do mundo. Fundada em 1919, nos EUA, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar. Está presente em 118 países e em todos os estados do Brasil. Com apoio de uma rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 270 mil estudantes nos últimos anos.