O Mulheres Empreendedoras, desenvolvido pela JA Brasil e aplicado pela JA Rio de Janeiro, é um programa de aprendizagem prática com foco em auxiliar mulheres que possuem um negócio ou desejam abrir um e melhorar sua gestão. Desenvolvido para estimular a autoestima das participantes, o senso de pertencimento e o compromisso em desenvolver suas habilidades empreendedoras, é uma celebração do potencial empreendedor de cada uma delas. 

Ao participar, as empreendedoras encontram um espaço seguro para compartilhar experiências, desafios e sonhos, além de contarem com o auxílio de pessoas voluntárias durante todos os momentos. Essa troca de vivências estimula a autoestima e fortalece o senso de pertencimento entre a rede de mulheres visionárias formada durante a iniciativa.

Conheça outros programas da JA

O programa tem como foco principal mulheres em situação de vulnerabilidade social, buscando oferecer oportunidades que possam transformar suas vidas.  Projetado para ser acessível, o Mulheres Empreendedoras apresenta sessões presenciais quanto remotas, adaptando-se às necessidades e disponibilidade das participantes e das empresas apoiadoras.

A iniciativa potencializa as habilidades empreendedoras das participantes e se concentra no desenvolvimento prático de competências essenciais, como vendas, trabalho em equipe, gestão de orçamento pessoal e familiar.

Além disso, o programa oferece suporte valioso ao orientar as mulheres sobre o uso responsável do crédito, ajudando-as a estruturar seus próprios negócios e aprimorando suas habilidades na gestão eficaz de recursos. A abordagem abrangente foca no desenvolvimento pessoal sustentável das participantes. Reconhecendo que o empoderamento feminino não se limita apenas ao aspecto profissional, mas também abrange a esfera pessoal, o Mulheres Empreendedoras busca nutrir o crescimento em todas as áreas da vida e visa ser um agente transformador em suas vidas, oferecendo ferramentas valiosas para construir um futuro mais seguro e promissor, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

O número de mulheres empreendedoras vem crescendo no Brasil e já alcança uma marca histórica. Segundo o estudo realizado pelo Sebrae com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre de 2022, havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, mais de 34% dos empreendedores. E, no Rio de Janeiro, a proporção é ainda maior:  as mulheres representam 38% do total. É o caso da aluna Raquel Costa, personal chef que participou do programa em 2023, no Rio de Janeiro, e hoje compartilha outra perspectiva para sua carreira.

“Participar do projeto trouxe esperança à minha vida profissional. Estava em uma fase ruim, desanimada e cansada, sem ter como avançar em minha área, a de personal chef. E estava paralisada, com o Instagram parado, sem ideias para crescer. Precisava de algo para me motivar e reacender uma chama que havia sido apagada, a chamada autoconfiança. Foi uma oportunidade única na vida de uma empreendedora que, às vezes, luta sozinha para crescer. Uma oportunidade de crescimento, muitas trocas e para encontrar motivação e conhecimento. Conheci pessoas que realmente estão capacitadas e disponíveis para derramar amor e conhecimento”, comemora a participante.Inspirador, não é mesmo? Assim é o Mulheres Empreendedoras!

Para empresas: invista em impacto social por meio do Mulheres Empreendedoras

Baixe agora mesmo o portfólio de programas e projetos da JA Rio de Janeiro