Com profissionais voluntários de diversas áreas, evento contou com palestras sobre carreiras em crescimento no mercado de trabalho
Trabalhar com Nanotecnologia, Jogos, Cibersegurança e Inteligência Artificial não é tão difícil quanto parece. Além de já serem uma realidade mais próxima do que se imagina, tais carreiras necessitam cada vez mais de profissionais ocupando novos postos de trabalho. Com o intuito de aproximar jovens e pessoas em transição de carreira dessa nova realidade, o Projeto Super Futuro realizou a Feira de Profissões do Futuro 2024, entre os dias 29 e 31 de outubro, totalmente on-line e gratuita. Ao todo, quase 400 jovens, estudantes e profissionais foram impactados pela iniciativa.
Durante três dias, o evento reuniu especialistas em mais de 10 áreas, que contaram um pouco do cenário de cada carreira e deram dicas de como ingressar nessas profissões. Para quem não conseguiu participar, a boa notícia é que os conteúdos ficarão disponíveis até o dia 20 de novembro, com emissão de certificado.
SUPERAR UM EVEREST
A palestrante, atleta, montanhista e empreendedora socioambiental Aretha Duarte abriu a Feira de Profissões do Futuro 2024. Na sua fala, Aretha contou um pouco mais sobre a sua história de origem simples e, principalmente, dos obstáculos que aprendeu a superar com determinação, investimento em educação e qualificação, além do apoio familiar.
A mulher que questionava a pouca presença de pessoas negras no montanhismo e nas escaladas mais desafiadoras, resolveu fazer, por ela mesmo, história — e conseguiu! Tornou-se a primeira mulher negra latino-americana a atingir o cume do Monte Everest, nos Himalaias, na Ásia.
Com a mensagem de que todos nós temos o poder interno para conquistar o ‘Everest’ que quisermos, Aretha, que já virou matéria no Fantástico, conquistou o público graças a sua simpatia e otimismo, em uma palestra cheia de emoção.
Conheça mais sobre Aretha Duarte no vídeo abaixo:
NOVAS OPORTUNIDADES
Hoje, temos um processo de criação muito mais simples do que foi em alguns momentos“, refletiu Luis Paulo da Silva, publicitário, professor, sócio e diretor acadêmico da M2BR Academy, especializada em marketing digital. Ele complementou afirmando que é do interesse das empresas de tecnologia responsáveis por plataformas digitais que o processo criativo seja mais simples para divulgações e anúncios, já que é assim que ganham dinheiro.
Assim, surgem oportunidades para os profissionais de tráfego pago — tema que abordou na sala sobre Marketing e Inteligência Artificial, no dia 31/10. Luis explicou melhor ao público sobre o que é ser esse profissional — responsável por gerar visitas e acessos a um determinado destino, seja site, plataforma ou aplicativo.
O publicitário também destacou a importância de estar atento ao posicionamento e atualizações no currículo, além, é claro, de aproveitar o melhor que as novas ferramentas e tecnologias na área de comunicação tem a oferecer. “Costumo dizer que nós somos os maiores especialistas em nós mesmos”, completou.
DESENHANDO UM SUPER FUTURO
A Feira de Profissões do Futuro integra o Programa O Futuro do Trabalho, aplicado pelo Projeto Super Futuro a alunos do ensino médio de escolas públicas parceiras em cinco capitais do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O Super Futuro é uma iniciativa da Supergasbras em parceria com a ONG JA Rio de Janeiro, que conta com o apoio da JA São Paulo, JA Bahia, JA Minas Gerais e JA Rio Grande do Sul.