Nomes como Luiza Helena Trajano, Helio de La Peña, Wanda Engel, Dilma Melo e Marcelo Carvalho, fundador da organização, marcaram presença no evento que celebra transformação social e o futuro da educação

A celebração de 25 anos da organização social JA Rio de Janeiro reuniu 360 convidados, entre eles, personalidades do mundo da educação e do empreendedorismo – como Luiza Helena Trajano, empresária e presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil; Helio de La Peña, ator, escritor, humorista, roteirista e patrono da Biblioteca Comunitária que leva seu nome; Wanda Engel, especialista em Educação e responsável por implantar o Cadastro Único, que identifica as famílias brasileiras em situação de extrema pobreza; Marcelo Carvalho, fundador da JA Rio de Janeiro e copresidente da Ancar Ivanhoe; e Dilma Campos, CEO & Partners da Nossa Praia e Head de ESG da BPartners.co., –, no Museu do Amanhã, no Centro do Rio. O evento, realizado nesta quarta-feira, 25/09, comemora o legado da instituição e projeta os próximos passos rumo a um futuro mais inclusivo, justo e que transforme a vida de muito mais jovens por meio da educação empreendedora.

Agentes públicos, parceiros da organização, formadores de opinião e centenas de outros convidados assistiram a um talk show com as personalidades acima citadas, sobre responsabilidade social e o futuro da educação, seus desafios e oportunidades. Perguntados sobre o que desejam para a juventude brasileira nos próximos 25 anos, Luiza e Hélio ressaltaram que a educação é um pilar primordial na transformação desse público, mas precisa ser aprimorada.

“A educação é a base de tudo. O Brasil precisa ter um planejamento. O brasileiro é startup. A desigualdade social é uma responsabilidade nossa”, destacou Luiza Trajano.

“É preciso investir na formação de professores. Acho, também, que a escola deveria ensinar educação financeira, culinária, primeiros socorros, coisas básicas para a vida e, a partir daí, estimular que leiam qualquer coisa”, salientou Helio de La Peña.

Para a diretora-executiva da organização, Renata Guimarães, celebrar a trajetória de 25 anos da JA é, também, ajudar a materializar sonhos de milhares de jovens impactados por seus programas, projetos e iniciativas sociais:

“Chegar aos 25 anos é um marco que nos enche de orgulho. Ao longo dessas duas décadas e meia, transformamos muitos sonhos em realidade, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o futuro dos jovens. Esse evento é uma oportunidade para reunirmos nossos parceiros e inspirarmos ainda mais líderes a se unirem a essa causa”, acredita Renata.

“Este evento não é apenas uma celebração, mas um ponto de partida para reforçarmos o compromisso com a transformação de milhares de jovens, preparando-os para um futuro promissor. E fizemos isso reunindo o que temos de melhor: conteúdo relevante, pessoas engajadas e propósito”, afirma a presidente voluntária do Conselho Diretor da JA Rio de Janeiro, Graziella Castilho.

Participação dos atores Jonathan Azevedo e Fabio Porchat

O ator Jonathan Azevedo, que participa do curso Cria Digital, lançado recentemente pela JA Rio de Janeiro de forma 100% on-line e gratuita, com 40 mil vagas para jovens em vulnerabilidade social de todo o Brasil, também prestigiou o evento. Assim como o humorista Fabio Porchat, ele ilustra o novo vídeo institucional da organização, que ficou em exibição em salas de cinema das redes Cinemark e Kinoplex até o dia 2 de outubro (confira o vídeo abaixo).

O evento contou com o patrocínio de Ancar Ivanhoe, Turim, Galpão 3, Grupo Trigo, Radar, Grupo REIT / SFI Investimentos, Wilson Sons, NVA Capital, Osborne Construtora, Removip, Embrassom, Rituaali, Villa Rasa, Hotel Aretê e TI Rio; além do apoio institucional de JA Brasil, JA Americas, JA Worldwide, Nexa Rio de Janeiro, Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) e Museu do Amanhã.

Sobre a Junior Achievement

Fundada em 1999, a JA Rio de Janeiro é membro da JA Brasil e faz parte da rede global Junior Achievement, uma das dez organizações de bem social mais impactantes do mundo, segundo a Thedotgood, e indicada em 2024 ao Prêmio Nobel da Paz, pelo terceiro ano consecutivo. Há 25 anos ajudando a transformar vidas, a JA Rio de Janeiro é também uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2023 e a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade.

Com participação de mais de 17 mil pessoas voluntárias, proporcionou mais de 500 mil experiências educacionais a adolescentes, jovens, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em vulnerabilidade, com o apoio de quase 18 mil participações voluntárias.

Além disso, com o apoio financeiro da iniciativa privada e pessoas doadoras, a organização realiza ações, programas e projetos em parceria com as secretarias de Educação, profissionais do setor e instituições de ensino, inspirando e preparando jovens para o sucesso em uma economia global.

Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br