O programa Miniempresa, da rede global Junior Achievement (JA) deu origem à organização, em 1919, nos Estados Unidos.  No Rio de Janeiro, seu conteúdo e metodologia ajudam a construir uma mentalidade mais empreendedora em jovens do Ensino Médio da rede pública e privada de todo o Estado. As pessoas estudantes criam suas próprias empresas do zero e passam meses desenvolvendo habilidades, produção de produtos, dividem-se em áreas de organização e muito mais.

O empreendedorismo é uma habilidade valiosa que pode ser cultivada desde cedo, sendo um dos três pilares da JA. As equipes formadas durante o programa Miniempresa colocam a mão na massa e criam seus próprios produtos, produzem relatórios, realizam cálculos de lucro e investimentos, buscam acionistas e têm a experiência completa do que é ter um empreendimento estruturado do zero.

Durante a iniciativa, os estudantes participantes formam uma empresa simulada e assumem papéis como diretores, gerentes de vendas, diretores financeiros, entre outros. Ao longo das jornadas, passam por todas as etapas do ciclo de vida de uma empresa, desde a concepção da ideia inicial até a produção, marketing, vendas e, finalmente, a liquidação.

Conheça outros programas da JA

Ao final das jornadas, as miniempresas são avaliadas mediante entrega do relatório final e são premiadas em critérios de inovação, qualidade do produto, sustentabilidade, rentabilidade e qualidade da gestão.

Uma das características mais marcantes do Miniempresa é a ênfase na experiência prática. Os participantes não apenas aprendem conceitos teóricos, mas aplicam esses conhecimentos no contexto real de uma empresa simulada. Essa abordagem ajuda a entender melhor as situações desafiadoras e as oportunidades que os empreendedores encontram.

Assim como os demais programas da JA, o Miniempresa conta com a colaboração de profissionais voluntários que oferecem orientação prática, compartilham suas experiências e fornecem insights valiosos para ajudar os estudantes a enfrentarem os desafios do mundo dos negócios.

Quem participa do programa aprende conceitos de negócios e desenvolve uma variedade de habilidades essenciais para o sucesso profissional. Assim, adolescentes e jovens aprimoram suas habilidades de liderança, trabalho em equipe, comunicação, resolução de problemas, tomada de decisões e pensamento crítico.

O impacto do Miniempresa vai além do conhecimento adquirido. A confiança e a mentalidade empreendedora cultivadas durante a iniciativa tornam-se ativos valiosos ao longo de suas trajetórias profissionais. Mais do que uma simulação de negócios, a iniciativa é uma jornada de descobertas e crescimento para jovens empreendedores em formação. Aplicado no Rio de Janeiro desde 1999, ano em que a JA chegou ao Estado, o programa continua a desempenhar um papel vital na construção de uma geração de líderes e empreendedores capacitados a enfrentar os desafios do mundo dos negócios. 

Para empresas: invista em impacto social por meio do Miniempresa

Baixe agora mesmo o portfólio de programas e projetos da JA Rio de Janeiro