Comemorando 18 anos de atuação no estado, a Junior Achievement Rio de Janeiro realizou, no último sábado (12) a 34º Feira de Miniempresas. O evento contou com a participação de mais de 400 estudantes do Ensino Médio, de 20 escolas das redes pública e particular. Além da presença ilustre de empresários, voluntários, pais e responsáveis dos jovens participantes.

Antes da abertura oficial, dois empreendedores foram convidados para contar suas trajetórias aos jovens. Os convidados da vez foram Lucas Djahjah, que tem 28 anos e é diretor de novos negócios de sua própria agência de comunicação, e Luiz Quinderé, que tem 26 anos e é dono de uma das marcas mais famosas de Brownie conhecida atualmente, o Brownie do Luiz. Eles falaram de seus altos e baixos, do empreendedorismo jovem, novas economias e jeitos de se empreender. Além disso, a Feira também contou com a parceria de grandes empresas, como First Class, South, Cinemark e Downtown, que viabilizaram toda a infraestrutura do evento e decidiram investir na educação empreendedora.

Como resultado, as 20 Miniempresas participantes venderam seus produtos obtendo um total de faturamento de R$ 34.524,00 e ainda participaram de diversas atividades, como: solução empreendedora, circuito empreendedor, vídeos e fotos criativos, show de talentos, etc. Todas propostas pelo Nexa Rio de Janeiro (Núcleo de Ex-Alunos – Junior Achievement) juntamente com a participação de outros Nexas do País, como: Maranhão, Piauí, Paraná (Curitiba), Ceará e Mato Grosso do Sul.

“A Feira das miniempresas foi um dos melhores dias da minha vida. Conheci novas pessoas, tanto de outras Miniempresas quanto do Nexa e da JA. Tive várias experiências, algumas extremamente inusitadas, como o Desafio Nexa; Outras de aprendizado, como as palestras que nos foram oferecidas; Outras que nos uniram muito, como o grito de guerra. As vendas foram uma parte muito interessante, interagimos com várias pessoas diferentes, tendo a oportunidade de explicar o que é nosso produto e o porquê de termos tanto orgulho do trabalho que estamos fazendo. Nós nos divertimos, trabalhamos, fizemos amigos, ganhamos ensinamentos que serão levados para a vida, mudamos  mais um pouco a forma como vemos a nós mesmos e como vemos o mundo.” – Lyzandra Alves, Presidente da Vinta Jeans S.A./E – FAETEC Santa Cruz.

“A feira foi uma experiência única! Eu estava tão feliz e agradecida por estar lá que não consigo descrever. Todos trabalhamos durante meses para aquele dia e foi gratificante ver tanta gente interessada pelo produto da Line Up. Foi uma correria e acabei perdendo muita coisa, mas quando a feira terminou, me senti a pessoa mais sortuda do mundo por ter a oportunidade de participar de algo tão incrível.”- Ingrid Aleixo, Presidente da Line Up Confecções S.A./E – FAETEC Adolpho Bloch.

” É uma alegria ver o quanto cada jovem que passa pelo Programa Miniempresa acaba sendo mordido pelo bichinho do empreendedorismo e ainda aumenta gradativamente o seu grau de maturidade, porque já tiveram uma série de experiências, como: administração das áreas da Miniempresa, confecção dos produtos, saber lidar com problemas, gerenciar conflitos, trabalhar em equipe, etc. E é gratificante também ver que as escolas vêm valorizando cada vez mais iniciativas como as nossas, que não só tratam de conteúdo, mas o alinha à prática e ao desenvolvimento de habilidade pessoais, valores e comportamentos.” – Camila Aguiar, Diretora Executiva da Junior Achievement Rio de Janeiro.

Sobre a Feira e o Programa Miniempresa

A feira é a culminância do Programa Miniempresa, onde os alunos, durante 15 semanas, vivenciam na prática todos os passos da organização e operação de uma empresa, em encontros extraclasse. Através do projeto, os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção, acompanhados por quatro voluntários, profissionais das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção. Durante o processo, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um Miniempresário.

 

 

 

 

FOTO: ADRIANO ISHIBASHI